domingo, 11 de abril de 2021

Catequese diária - 11/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 20,19-31)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Santo do dia: Santa Gemma Galgani.

Por Philippe Plet. Reproduction à partir du cliché original, colorisation et recadrage - photo d'Enrico Giannini prise en 1901, et conservée à "la casa Giannini" des Sorelle missionarie di santa Gemma à Lucques., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3414401

Santo Estanislau de Szczepanów.


Beata Helena Guerra.



Indulgência Plenária na Festa da Divina Misericórdia:


Dez trechos do Diário de Santa Faustina que vão lhe ajudar a ofertar a vida:

https://comshalom.org/dez-trechos-do-diario-de-santa-faustina-que-vao-lhe-ajudar-a-ofertar-a-vida/

As lutas de Santa Gemma Galgani contra o demônio:


Novena em Honra ao Espírito Santo composta pela Beata Elena Guerra:

https://blog.cancaonova.com/semprefiel/novena-em-honra-ao-espirito-santo-beata-elena-guerra/

Papa Francisco

@Pontifex_pt

As chagas de Jesus são canais abertos entre Ele e nós, que derramam misericórdia sobre as nossas misérias. São os caminhos que Deus nos patenteou para entrarmos na sua ternura e tocar com a mão quem é Ele. E deixamos de duvidar da sua misericórdia. #DivinaMisericórdia

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Hoje é o dia de nos perguntarmos: «Eu, que tantas vezes recebi o seu perdão de Deus, a sua misericórdia, sou misericordioso com os outros?» Não vivamos uma fé a meias, que recebe mas não dá. Obtivemos misericórdia, tornemo-nos misericordiosos. #DivinaMisericórdia

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Deixemo-nos ressuscitar pela paz, o perdão e as chagas de Jesus misericordioso. Só assim será viva a fé. Só assim anunciaremos o Evangelho de Deus, que é Evangelho de misericórdia.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

A misericórdia se torna concreta, torna-se proximidade, serviço, atenção às pessoas em dificuldade. Desejo que vocês se sintam sempre misericordiados para, por sua vez, serem misericordiosos.

SANTA MISSA DA DIVINA MISERICÓRDIA

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2021/documents/papa-francesco_20210411_omelia-divinamisericordia.html

"Jesus Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas é também chamado a 'ter misericórdia' para com os demais. 'Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia'. A Igreja vê nestas palavras um apelo à ação e esforça-se por praticar a misericórdia. Se todas as bem-aventuranças do Sermão da Montanha indicam o caminho da conversão e da mudança de vida, a que se refere aos misericordiosos é particularmente eloquente a tal respeito. O homem alcança o amor misericordioso de Deus e a sua misericórdia, na medida em que ele próprio se transforma interiormente, segundo o espírito de amor para com o próximo."

(São João Paulo II)

CARTA ENCÍCLICA

DIVES IN MISERICORDIA

DO SUMO PONTÍFICE

JOÃO PAULO II

SOBRE A MISERICÓRDIA DIVINA

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_30111980_dives-in-misericordia.html

"Cada um de nós pode ser tentado pela incredulidade de Tomé. A dor, o mal, as injustiças, a morte, especialmente quando afetam os inocentes – por exemplo, as crianças vítimas das guerras e do terrorismo, das doenças e da fome – por acaso não submetem nossa fé à dura prova? No entanto, precisamente nestes casos, a incredulidade de Tomé nos é paradoxalmente útil e preciosa, porque nos ajuda a purificar toda falsa concepção de Deus e nos leva a descobrir seu rosto autêntico: o rosto de um Deus que, em Cristo, carregou sobre si as chagas da humanidade ferida.

Tomé recebeu do Senhor e, por sua vez, transmitiu à Igreja o dom da fé experimentada pela paixão e morte de Jesus e confirmada pelo encontro com Ele ressuscitado. Uma fé que estava quase morta e renasceu graças ao contato com as chagas de Cristo, com as feridas que o Ressuscitado não escondeu, mas mostrou e continua indicando-nos nas penas e nos sofrimentos de cada ser humano.

(...)

Queridos irmãos e irmãs: através das chagas de Cristo ressuscitado podemos ver com olhos de esperança estes males que afligem a humanidade. Com efeito, ressuscitando, o Senhor não tirou o sofrimento e o mal que aflige a humanidade, mas venceu-os pela raiz com a superabundância da sua Graça. À prepotência do mal opôs a onipotência do seu Amor. Como via para a paz e a alegria deixou-nos o Amor que não teme a morte. 'Como eu vos tenho amado – disse aos Apóstolos antes de morrer – assim também vós deveis amar-vos uns aos outros' (Jo 13,34)."

(Papa Bento XVI)

https://noticias.cancaonova.com/mundo/mensagem-pascal-urbi-et-orbi-do-papa-bento-xvi/

"Moisés proclamou-Te Espírito de Deus (cf Gn 1,2): 

a Ti, que planavas sobre as águas,

com proteção envolvente, temível e cheia de solicitude;

Tu abriste as asas como sinal de auxílio compadecido aos recém-nascidos,

revelando-nos assim o mistério da fonte batismal. [...]

Tu criaste, ó Omnipotente, enquanto Senhor,

a natureza de tudo quanto existe,

todos os seres a partir do nada.

Por Ti se renovam pela ressurreição

todos os seres por Ti criados,

nesse momento que é o último dia da vida nesta Terra

e o primeiro dia da vida na Terra dos Vivos."

(São Gregório de Narek)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário