domingo, 25 de abril de 2021

Catequese diária - 25/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 10,11-18)

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.

16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai”.

Santo do dia: São Marcos, evangelista.

By Mauritius-Joseph - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94035953

São João Piamarta.


Santo Aniano de Alexandria.

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Rezemos pelos padres, pelo Papa, e por mais vocações!

Você descobriu a sua?


MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO

PARA O 58º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

[25 de abril de 2021 - IV Domingo da Páscoa]

«São José: o sonho da vocação»

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/vocations/documents/papa-francesco_20210319_58-messaggio-giornata-mondiale-vocazioni.html

Papa canoniza por equipolência Margarida de Città de Castello:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-04/papa-francisco-decreto-congregacao-causas-santos-abril-2021.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Não temas: são estas as palavras que o Senhor dirige a ti, querida irmã, querido irmão, quando, por entre incertezas e hesitações, sentes o desejo de Lhe doar a vida. São as palavras que acompanham quem diz sim a Deus com a vida, na fidelidade de cada dia. #Oração #Vocações

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Jesus, #BomPastor, defende, conhece e, acima de tudo, ama as suas ovelhas. Por isso, ele dá sua vida por elas. O amor pelas suas ovelhas, isto é, por cada um de nós, leva-o a morrer na Cruz, porque esta é a vontade do Pai: que ninguém se perca. #EvangelhodeHoje (Jo 10,11-18)

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Estou muito triste com a tragédia que mais uma vez aconteceu no Mediterrâneo. Cento e trinta migrantes morreram no mar. Eles são pessoas, são vidas humanas. Rezemos por esses irmãos e irmãs e por tantos que continuam a morrer nessas viagens dramáticas.

"Cristo pode proclamar: Eu Sou o Bom Pastor, 'procurarei a que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei da que está ferida e tratarei da que está doente' (Ez 34,16). Eu vi o rebanho dos homens acabrunhado pela doença, vi os meus cordeiros irem para onde moram os demónios, vi o meu rebanho despedaçado pelos lobos."

(...)

'O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas'. É assim que Ele Se propõe ganhar o afeto das suas ovelhas; as que sabem ouvir a sua voz amam-no."

(Basílio de Selêucia, bispo)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Não se trata de mero conhecimento intelectual, mas de uma relação pessoal profunda; um conhecimento do coração, próprio de quem ama e de quem é amado; de quem é fiel e de quem sabe que, por sua vez, se pode confiar; um conhecimento de amor em virtude do qual o Pastor convida os seus a segui-lo, e que se manifesta plenamente no dom que lhes faz da vida eterna (cf. Jo 10, 27-28)."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2007/documents/hf_ben-xvi_hom_20070429_priestly-ordination.html

"A santidade da Esposa de Cristo sempre se demonstrou - como hoje continua a demonstrar-se - pela abundância de bons pastores. Mas a fé cristã, que nos ensina a ser simples, não nos induz a ser ingênuos. Há mercenários que se calam, e há mercenários que pronunciam palavras que não são de Cristo. Por isso, se porventura o Senhor permite que fiquemos às escuras, mesmo em coisas de pormenor; se sentimos que a nossa fé não é firme, recorramos ao bom pastor, àquele que entra pela porta, exercendo o seu direito, àquele que - dando a vida pelos outros - quer ser, na palavra e na conduta, uma alma enamorada: talvez um pecador também, mas que confia sempre no perdão e na misericórdia de Cristo."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-bom-pastor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário