sexta-feira, 16 de abril de 2021

Catequese diária - 16/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 6,1-15)

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

Santo do dia: Santa Bernadette Soubirous.

São Bento José Labre.


São Magno Erlendsson.


By E. Dreier - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=660643

Santa Engrácia.

Beato Joaquim de Sena.

By Unknown author - http://www.katolsk.no/biografi/jsiena.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1960212

FELIZ ANIVERSÁRIO, BENTO XVI!

By Giuseppe Ruggirello - photo taken by a friend, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=899701

"Só quando encontramos em Cristo o Deus vivo, conhecemos o que é a vida. Não somos o produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário. Não há nada mais belo do que ser alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, por Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-Lo e comunicar com os outros a Sua amizade."

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2005/documents/hf_ben-xvi_hom_20050424_inizio-pontificato.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Infelizmente, neste mundo que desenvolveu as tecnologias mais sofisticadas, existem ainda muitas crianças em condições desumanas, exploradas, maltratadas, escravizadas e refugiadas. Disto tudo nós nos envergonhamos diante de Deus. #EndChildSlavery

"Aquilo que temos só produz fruto se o dermos (isto é o que nos quer dizer Jesus!); e não importa se é pouco ou muito. O Senhor faz grandes coisas com o nosso pouquinho, como no caso dos cinco pães. Ele não realiza prodígios com ações espetaculares, não tem a varinha mágica, mas atua com coisas humildes. A onipotência de Deus é humilde, feita apenas de amor; e o amor faz grandes coisas com as coisas pequenas. Assim no-lo ensina a Eucaristia: n’Ela, está Deus encerrado num bocado de pão. Simples, essencial, pão partido e partilhado, a Eucaristia que recebemos transmite-nos a mentalidade de Deus. E leva a darmo-nos, a nós mesmos, aos outros. É antídoto contra afirmações como estas: 'lamento, mas não me diz respeito', 'não tenho tempo, não posso, não é da minha conta'. Antídoto contra o virar a cara para o outro lado."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2019/documents/papa-francesco_20190623_omelia-corpusdomini.html

"Saciados no deserto, como outrora os israelitas pela oração de Moisés, eles exclamaram: 'Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo'. Era uma alusão às palavras de Moisés: 'O Senhor vos suscitará um profeta', não um qualquer, mas 'um profeta como eu' (Dt 18,15), que vos saciará de pão no deserto. Como Moisés, Ele caminhou sobre o mar, apareceu na nuvem luminosa, libertou o seu povo; Ele entregou Maria a João, como Moisés entregou o seu rebanho a Josué. [...] Mas o pão de Moisés não era perfeito: foi dado unicamente aos israelitas. Querendo significar que o seu dom é superior ao de Moisés e o seu apelo às nações mais perfeito, Nosso Senhor disse: 'Se alguém comer deste pão, viverá eternamente', porque 'o pão de Deus desceu do Céu' e foi dado a todo o mundo (Jo 6,51)."

(Santo Efrém)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Mas então porque é que não aparece agora em toda a sua glória? Porque o seu reino não é deste mundo, ainda que esteja no mundo. Replicou Jesus a Pilatos: Eu sou Rei! Para isto nasci, e para isso vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Aqueles que esperavam do Messias um poderio temporal visível, enganavam-se: porque o Reino de Deus não consiste em comer e beber, mas em paz, justiça e alegria no Espírito Santo."

(São Josemaría Escrivá)

https://pt.escrivaworks.org/book/cristo_que_passa-ponto-180.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário