quinta-feira, 29 de abril de 2021

Catequese diária - 29/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 13,16-20)

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Santo do dia: Santa Catarina de Sena.


Santo Hugo de Cluny.


Papa Francisco

@Pontifex_pt

O caminho cristão começa da graça de obter misericórdia. Se nos apoiamos nas nossas capacidades, na eficiência das nossas estruturas e dos nossos projetos, não iremos longe. Somente se acolhermos o amor de Deus é que poderemos dar algo de novo ao mundo.

"Tu, Trindade eterna, és como um oceano profundo: quanto mais procuro, mais Te encontro; quanto mais encontro, mais Te procuro. Tu sacias-nos insaciavelmente a alma, pois, nas tuas profundezas, sacias de tal modo a nossa alma que ela permanece indigente e faminta, continuando a aspirar e a desejar ver-Te na tua luz (cf Sl 35,10), ó Trindade eterna."

(Santa Catarina de Sena)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joelhos diante dos outros para os lavar; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: 'Sereis felizes se o puserdes em prática' (Jo 13,17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o 'cheiro das ovelhas', e estas escutam a sua voz (cf Jo 10,3)."

(Papa Francisco)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-enviado-nao-e-mais-do-que-aquele-que-o-envia-papa-francisco-exortacao-apostolica-evangelii-gaudium-a-alegria-do-evangelho-%C2%A7-24/

"O Catecismo da Igreja Católica resume de modo claro: ''Crer' é um ato eclesial. A fé da Igreja precede, gera, apoia e nutre a nossa fé. A Igreja é a Mãe de todos os crentes. 'Ninguém pode dizer que tem Deus como Pai se não tiver a Igreja como Mãe' [São Cipriano]' (n. 181). Portanto, a fé nasce na Igreja, conduz para ela e vive nela. É importante recordar isto.

No início do acontecimento cristão, quando o Espírito Santo desce com poder sobre os discípulos, no dia de Pentecostes — como narram os Atos dos Apóstolos (cf. 2, 1-13) — a Igreja nascente recebe a força para atuar a missão que lhe foi confiada pelo Senhor ressuscitado: difundir o Evangelho em todos os cantos da terra, a boa nova do Reino de Deus, e, deste modo, guiar todos os homens para o encontro com Ele, para a fé que salva."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20121031.html

"Diante desses pesares, o cristão só tem uma resposta autêntica, uma resposta que é definitiva: Cristo na Cruz, Deus que sofre e que morre, Deus que nos entrega o seu coração, aberto por uma lança, por amor a todos. Nosso Senhor abomina as injustiças e condena quem as comete. Mas respeita a liberdade de cada indivíduo e por isso permite que elas existam. Deus Nosso Senhor não causa a dor das criaturas, mas tolera-a porque - depois do pecado original - ela faz parte da condição humana. Contudo, seu Coração cheio de Amor pelos homens levou-o a carregar, juntamente com a Cruz, todos esses tormentos: o nosso sofrimento, a nossa tristeza, a nossa angústia, a nossa fome e sede de justiça."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-sentido-da-dor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário