sexta-feira, 30 de abril de 2021

Catequese diária - 30/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 14,1-6)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Santo do dia: São Pio V.

Por Bartolomeo Passarotti - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=152205

São José Benedito Cottolengo.

By Agostino Cottolengo (1794-1853) - www.artepiemonte.it, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4556126

Santa Maria da Encarnação (Maria Guyart).

Beata Paulina von Mallinckrodt.

José Gregorio Hernández, o médico dos pobres, já é beato:

https://www.acidigital.com/noticias/jose-gregorio-hernandez-o-medico-dos-pobres-ja-e-beato-39183

Papa à Venezuela: seguir o exemplo do médico dos pobres pela paz e reconciliação nacional

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-video-venezuela-beatificacao-jose-gregorio-2021.html

Mais um passo no caminho de canonização do Servo de Deus Antônio Lustosa:

https://www.boletimsalesiano.org.br/materias/acao-social/item/11995-entregue-positio-super-virtutibus-do-servo-de-deus-antonio-lustosa.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Na vida, a pior ansiedade vem da sensação de não estar à altura. Precisamos da ajuda de Jesus. Então podemos dizer-Lhe: “Jesus, penso que me ouves. Apresento-te os meus problemas: tenho fé em ti e entrego-me a ti”.

"Vivemos numa época em que se é bastante cético em relação à verdade. Bento XVI falou muitas vezes de relativismo, ou seja, da tendência a considerar que não existe nada de definitivo e a pensar que a verdade depende do consenso ou daquilo que nós queremos. Surge a interrogação: existe verdadeiramente 'a' verdade? O que é 'a' verdade? Podemos conhecê-la? Conseguimos encontrá-la? Aqui vem ao meu pensamento a pergunta do Procurador romano Pôncio Pilatos, quando Jesus lhe revela o sentido profundo da sua missão: 'Que é a verdade?' (Jo 18, 37.38). Pilatos não consegue entender que 'a' Verdade está diante dele, não consegue ver em Jesus o rosto da verdade, que é o rosto de Deus. E no entanto, Jesus é precisamente isto: a Verdade que, na plenitude dos tempos, 'se fez carne' (Jo 1, 1.14), veio habitar no meio de nós para que nós a conhecêssemos. A verdade não se captura como uma coisa, mas a verdade encontra-se. Não é uma posse, é um encontro com uma Pessoa."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francescomobile/pt/audiences/2013/documents/papa-francesco_20130515_udienza-generale.html

"Como aos discípulos também a nós hoje Jesus dirige o seu encorajamento para que enfrentemos as vicissitudes da vida com plena confiança na sua presença misteriosa, que nos acompanha em cada momento, sobretudo nos mais difíceis. Na hora da provação e do abandono sentimos ressoar, densas de conforto, estas suas palavras: 'Não se turve o vosso coração: Credes em Deus, crede também em Mim' (Jo 14, 1). A esperança cristã, radicada numa fé sólida na palavra de Cristo, é a âncora de salvação que nos ajuda a superar as dificuldades aparentemente insuperáveis e nos permite entrever a luz da alegria também além da escuridão do sofrimento e da morte."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20061016_card-monduzzi.html

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:]

"Foi Ele que, pela verdade, confundiu e destruiu a mentira com a qual o demónio seduzira Eva. Por esta mentira, o caminho para o Céu tinha sido interrompido; mas a Verdade restabeleceu-o e cimentou-o com o seu sangue."

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Portanto, para os cristãos, para cada um de nós, o Caminho para o Pai é deixar-nos guiar por Jesus, pela sua palavra de Verdade, e acolher o dom da sua Vida."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_reg_20110522.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário