sexta-feira, 23 de abril de 2021

Catequese diária - 23/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 6,52-59)

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

Santo do dia: São Jorge.


Santo Adalberto de Praga.

By Mihály Kovács - Fine Arts in Hungary:, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=338039

São Geraldo de Toul.

By Diligent - Commons : modification du fichier Cathédrale de Toul, 2009 (St Gérard).jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71181644

Beato Egídio de Assis.

De Fm2001 - Trabajo propio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31780463

Beata Teresa Maria Manetti.


Beata Helena Valentini.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O Senhor da vida quer-nos cheios de vida e dá-nos o segredo da vida: só a possuímos, se a dermos.

"Efetivamente, Ele diz: 'Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele' (v. 56). 'Permanecer': Jesus em nós, e nós em Jesus. Comunhão é assimilação: comendo a sua carne, tornamo-nos como Ele. Contudo, isto requer o nosso 'sim', a nossa adesão de fé!

Às vezes, a propósito da Santa Missa, ouve-se a seguinte objeção: 'Mas para que serve a Missa? Vou à igreja quando tenho vontade, ou rezo melhor quando estou sozinho'. Mas a Eucaristia não é uma oração particular, nem uma bonita experiência espiritual; não é uma simples comemoração daquilo que Jesus realizou na última Ceia. Para entender bem, nós dizemos que a Eucaristia é um 'memorial', ou seja, um gesto que atualiza e torna presente o acontecimento da morte e da ressurreição de Jesus: o pão é realmente o seu Corpo entregue por nós; o vinho é deveras o seu Sangue derramado por nós."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2015/documents/papa-francesco_angelus_20150816.html

"O Corpo e o Sangue de Cristo são-nos dados para que nós mesmos, por nossa vez, sejamos transformados. Nós próprios devemos tornar-nos Corpo de Cristo, seus consanguíneos. Todos comemos o único Pão, mas isto significa que entre nós nos tornamos uma só coisa. A adoração, dissemos, torna-se assim união. Deus já não está só diante de nós como o Totalmente Outro. Está dentro de nós, e nós estamos n’Ele. A Sua dinâmica penetra-nos e, a partir de nós, deseja propagar-se aos outros e difundir-se em todo o mundo, para que o Seu amor Se torne realmente a medida dominante do mundo."

(Papa Bento XVI)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/a-minha-carne-e-uma-verdadeira-comida-e-o-meu-sangue-uma-verdadeira-bebida-papa-bento-xvi/

"Não revelo nada de novo se digo que alguns cristãos têm uma visão muito pobre da Santa Missa, que muitos a encaram como um mero rito exterior, quando não como um convencionalismo social. É que os nossos corações, tão mesquinhos, são capazes de acompanhar rotineiramente a maior doação de Deus aos homens. Na Missa, nesta Missa que agora celebramos, intervém de um modo especial, repito, a Trindade Santíssima. Para correspondermos a tanto amor, é preciso que haja da nossa parte uma entrega total do corpo e da alma, pois ouvimos o próprio Deus, falamos com Ele; nós o vemos e saboreamos. E quando as palavras se tornam insuficientes, cantamos, animando a nossa língua - Pange, lingua! - a proclamar as grandezas do Senhor na presença de toda a humanidade."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-87.htm

"Ele começou por me despojar da corrupção e da morte, tornando-me inteiramente livre, sensível e conscientemente, e -- mistério mais espantoso que todos os outros -- Ele, que é o Criador de todas as coisas, fez de mim um novo Céu e fixou em mim a sua morada, favor de que nenhum dos santos dos tempos antigos foi considerado digno. Com efeito, no passado, Ele falava por meio do Espírito divino, e era pela operação deste Espírito que realizava as suas maravilhas, mas nunca por nunca Deus Se uniu substancialmente a ninguém antes de Cristo, meu Deus, Se tornar homem. Foi Cristo que, tendo tomado um corpo, deu o seu Espírito divino e, por meio dele, Se uniu substancialmente a todos os crentes, formando entre eles uma união inseparável."

(Simeão, o Novo Teólogo, monge grego)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário