quinta-feira, 15 de abril de 2021

Catequese diária - 15/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 3,31-36)

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.

35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

Santo do dia: São Crescente de Mira.

São Paterno de Avranches.

By Massalim - http://www.france-orthodoxe.net/fr/saint/patern, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7802001

Beato César de Bus.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Até a morte treme quando um cristão reza, pois sabe que cada pessoa que reza tem um aliado mais forte do que ela: o Senhor Ressuscitado. #Oração #Páscoa

"Deus fez o homem livre […] para que ele pudesse responder aos seus apelos voluntariamente e sem constrangimentos. De facto, em Deus não há violência, mas Ele convida-nos constantemente ao bem. Ele deu ao homem o poder de escolher, como havia feito com os anjos. […] E não é só no âmbito da sua atividade, mas também no campo da fé que o Senhor salvaguarda a liberdade […] do homem. Com efeito, Ele diz: 'Faça-se segundo a tua fé' (Mt 9,29), mostrando assim que a fé é característica do homem, porque depende da sua decisão pessoal. Diz ainda: 'Tudo é possível a quem crê' (Mc 9,23) e, noutra passagem, 'Vai, que tudo se faça segundo a tua fé' (Mt 8,13). Todos estes textos mostram que o homem orienta o seu próprio destino conforme escolhe acreditar ou não. Por isso, 'quem acredita no Filho tem a vida eterna. Quem se recusa a acreditar no Filho não verá a vida'."

(Santo Ireneu de Lyon)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"[Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer:] No dia do juízo final, quando o Verbo, meu Filho, revestido da minha majestade, vier julgar o mundo com o seu poder divino, não virá como aquele pobre miserável que era quando nasceu do seio da Virgem, num estábulo, no meio dos animais, ou como quando morreu entre dois ladrões.

(...)

Aos justos, inspirará um temor respeitoso e, ao mesmo tempo, um grande júbilo. Não é que a sua face mude: a sua face é imutável, em virtude da natureza divina, porque Ele é um comigo; e também é imutável em virtude da natureza humana, uma vez que assumiu a glória da ressurreição. Ele parecerá terrível aos olhos dos condenados, porque os pecadores vê-Lo-ão com o olhar de temor e perturbação que têm dentro de si próprios. (...)

É assim que os condenados verão o meu Filho: entre trevas, ódio e confusão. Mas será por culpa da sua própria enfermidade e não por causa da minha majestade divina, com a qual o meu Filho aparecerá para julgar o mundo."

(Santa Catarina de Sena)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/quem-cre-no-filho-tem-vida-eterna-quem-se-nega-crer-no-filho-nao-vera-vida-jo-336-santa-catarina-de-sena-1347-1380-terceira-dominicana-doutora-da-igreja-copadroeira-da-eur/

"Um raciocínio que conduz à paz e que o Espírito Santo oferece pronto aos que querem a Vontade de Deus: 'Dominus regit me, et nihil mihi deerit' - o Senhor é quem me governa; nada me faltará.

Que há que possa inquietar uma alma que repita seriamente essas palavras?"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-760.htm

"E à alma que pergunta a si própria como poderá dar à luz a Cristo pelas suas virtudes, foi dito: 'O Espírito Santo descerá sobre ti' (Lc 1,35). Ora, onde Se encontra o Espírito Santo, não continues à procura da ordem e da lei da natureza e do hábito. Com efeito, o Espírito Santo que adoramos é onipotente, e submete-te aquilo que não poderias conquistar, para que te maravilhes com as suas obras. Ele significa ainda a vitória da inteligência, que fora vencida. Pois o Consolador, que do alto vem sobre nós, na sua misericórdia, está acima de tudo, acima de todos os movimentos naturais."

(João Carpátio, monge e bispo)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/aquele-que-vem-do-alto-esta-acima-de-todos-joao-carpatio-seculo-vii-monge-e-bispo-capitulos-de-exortacao-nos-46-81/

Nenhum comentário:

Postar um comentário