domingo, 18 de abril de 2021

Catequese diária - 18/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 24,35-48)

Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”

37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.

41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.

44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Santo do dia: Santo Apolônio.

São Galdino della Sala.

Beata Sabina Petrilli.

Por Donenricograssini - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59948161

Beata Maria da Encarnação (Bárbara Avrillot).


Beato André Hibernon.

By Zarateman - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74774370

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Ser cristão não é antes de tudo uma doutrina ou um ideal moral, é a relação viva com o Senhor Ressuscitado. #EvangelhoDeHoje

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Eu os convido a rezar pela população da Ucrânia oriental. Faço votos sinceramente que se evite o aumento das tensões e, ao contrário, que sejam feitos gestos que promovam a confiança recíproca e favoreçam a reconciliação e a paz.

"A grande força que temos para transformar, para pregar o Evangelho, para ir em frente como testemunhas de vida é a alegria do Senhor que é fruto do Espírito Santo, e hoje peçamos-Lhe que nos conceda este fruto."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2020/documents/papa-francesco-cotidie_20200416_lagioia-dellospirito.html

"Ele mostra-nos as mãos e os pés: 'Eis as mãos que vos formaram', diz-nos (cf Sl 118, 73); vede os cravos que as trespassaram. Eis o meu coração, onde nascestes, vós, os fiéis, vós, a minha Igreja, como Eva nasceu do lado de Adão; vede a lança que o abriu, a fim de que vos fosse aberta a porta do Paraíso, que o querubim de fogo mantinha encerrada. O sangue que correu do meu lado afastou este anjo, embotou-lhe a espada; a água extinguiu o fogo (cf Jo 19,34). […] Escutai com atenção, ouvi estas palavras, e tereis paz em vós."

(Santo Antônio)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/tocai-me-e-vede-santo-antonio-de-padua-c-1195-1231-franciscano-doutor-da-igreja-sermoes-para-o-domingo-e-as-festas-dos-santos/

"Com efeito, o corpo do Senhor que se juntou aos discípulos não obstante estarem as portas fechadas é o mesmo que a natividade tornou visível aos homens, ao sair do seio fechado da Virgem.

(...)

Ora, aquilo que podemos tocar é necessariamente corruptível, e o que não é corruptível é intocável. Porém, após a sua ressurreição, o nosso Redentor deu-nos a possibilidade de ver, de forma maravilhosa e incompreensível, um corpo que era a um tempo incorruptível e palpável. Mostrando-o incorruptível, convidava-nos à recompensa; dando-o a tocar, confirmava-nos na fé. Fez, pois, com que O víssemos incorruptível e palpável para manifestar firmemente que o seu corpo ressuscitado continuava a ter a mesma natureza, mas tinha sido elevado a uma glória absolutamente diferente."

(São Gregório Magno)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Fomenta, na tua alma e no teu coração - na tua inteligência e no teu querer -, o espírito de confiança e de abandono na amorosa Vontade do Pai celestial... - Daí nasce a paz interior por que anseias."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-27.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário