quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 10/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 7,24-30)

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Santo do dia: Santa Escolástica.

São José Luís Sánchez del Río.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A proximidade é um bálsamo precioso, que dá apoio e consolação a quem sofre na doença. Enquanto cristãos, vivemos uma tal proximidade como expressão do amor de Jesus Cristo, o bom Samaritano, que, compadecido, Se fez próximo de todo o ser humano.

Você ama a Deus acima de todas as coisas?


É pecado estar perto de uma ocasião de pecado?


Amar a Deus para fazê-Lo amado (memória de Santa Escolástica):


"Quem poderá libertar-se de seus pobres caminhos e seus pobres limites, se não fores Tu a elevá-lo a Ti em pureza de amor, meu Deus? 
(...)
Porque demoras? Porque tardas, tu que podes, desde já, amar a Deus no teu coração? (…) Não te rebaixes a coisas menores. Não te detenhas nas migalhas que caem da mesa de teu Pai. Gloria-te daquilo em que consiste a tua glória. Esconde-te nele e na sua alegria, e obterás o que pede o teu coração."
(São João da Cruz)


"O que eu faço com a minha história? A escondo? Não! Devemos levá-la diante do Senhor. 'Senhor, se quiser, você pode me curar'. Isto é o que esta mulher nos ensina, esta boa mãe: a coragem de levar a sua história de dor perante Deus, perante Jesus; tocar a ternura de Deus, a ternura de Jesus. Façamos a prova dessa história, dessa oração. Pensemos cada um na própria história."
(Papa Francisco)


"O Senhor não fecha os olhos diante das necessidades dos seus filhos e, se por vezes parece insensível às suas súplicas, é somente para os pôr à prova e para refortalecer a sua fé."
(Papa Bento XVI)


"Imaginamos, além disso, que o Senhor não nos escuta, que andamos enganados, que só se ouve o monólogo da nossa voz. Sentimo-nos como que sem apoio sobre a terra e abandonados pelo céu. No entanto, é verdadeiro e prático o nosso horror ao pecado, mesmo venial. Com a teimosia da Cananéia, prostramo-nos rendidamente como ela, que o adorou implorando: Senhor, ajuda-me. Desaparecerá a escuridão, superada pela luz do Amor."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de David Eucaristía no Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário