sábado, 12 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 12/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 8,1-10)

1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.

6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.

7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

Santo do dia: Santa Eulália de Barcelona.


By Didier Descouens - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70083232

Santos mártires da Abitínia.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Crianças soldados são roubadas de sua infância, de sua inocência, de seu futuro, muitas vezes de sua própria vida. Cada uma delas é um grito que se eleva a Deus e que acusa os adultos que colocaram as armas em suas pequenas mãos. #RedHandDay

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A vida tem sentido no socorrer o outro na sua dor, no compreender a angústia alheia, no dar alívio aos outros.

"Por mais que sejamos pobres, todos nós podemos dar algo. 'Fazer Comunhão' significa também obter de Cristo a graça que nos torna capaz de partilhar com os outros o que somos e o que temos."
(Papa Francisco)


"Receber a eucaristia na comunhão traz consigo, como fruto principal, a união íntima com Cristo Jesus. De fato, o Senhor diz: 'Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele' (Jo 6,56). 
[...]
Tal como o alimento corporal serve para restaurar as forças perdidas, assim também a eucaristia fortifica a caridade que, na vida quotidiana, tende a enfraquecer; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais. [...] Pela mesma caridade que acende em nós, a eucaristia preserva-nos dos pecados mortais futuros."
(Catecismo da Igreja Católica)


"Se queremos ajudar os outros, temos que amá-los - insisto - com um amor que seja compreensão e entrega, afeto e voluntária humildade. Assim entenderemos por que o Senhor decidiu resumir toda a Lei nesse duplo mandamento que é na realidade um só: o amor a Deus e o amor ao próximo, com todo o coração (Mt 22, 40)."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário