terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 15/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 8,14-21)

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

Santo do dia: Santos Faustino e Jovita.


São Cláudio de la Colombière.


By Octave 444 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=106670447

Beato Miguel Sopocko.


Por Desconhecido - http://www.jezuufamtobie.pl/kssopocko.php, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7929446

Papa Francisco
@Pontifex_pt

"Até na velhice eles darão frutos" (Sl 92,15) Escolhi este tema para o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em 24 de julho de 2022, para promover o diálogo entre as gerações, especialmente entre avós e netos. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os #idosos devem ser cuidados como um tesouro da humanidade: são a nossa sabedoria, a nossa memória. É fundamental que os netos permaneçam ligados aos avós, que são como raízes, das quais extraem a linfa dos valores humanos e espirituais.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

É muito importante unir a sabedoria dos #idosos e o entusiasmo dos jovens. O encontro entre avós e netos é um encontro-chave, principalmente neste momento de crise econômica e social que a humanidade atravessa. @LaityFamilyLife

"Este fermento, disse Jesus, é perigoso. Tomai cuidado. É a hipocrisia. Jesus não tolera a hipocrisia: o querer se aparecer bem, com formas bonitas de educação puras, mas com maus hábitos por dentro."
(Papa Francisco)


"Conscientes da nossa pobreza, pedimos-Te o que nos falta; escrutinaremos as palavras dos teus profetas e dos teus apóstolos com zelo infatigável, bateremos a todas as portas que a nossa inteligência encontrar cerradas. Mas é a Ti que cabe responder-nos, conceder-nos o que procuramos, abrir a porta fechada (cf Lc 11,9). Porque vivemos numa espécie de torpor pelo entorpecimento da nossa natureza; a nossa fraqueza de espírito impede-nos de compreender os teus mistérios devido a uma ignorância inelutável."
(Santo Hilário de Poitiers)


"Estes eram os Discípulos escolhidos pelo Senhor; assim os escolhe Cristo; assim se comportam antes de que, cheios do Espírito Santo, se convertam em colunas da Igreja. São homens comuns, com defeitos, com fraquezas, com a palavra mais fácil que as obras. E, entretanto, Jesus chama-os para fazer deles pescadores de homens, co-redentores, administradores da graça de Deus."
(São Josemaria Escrivá)


"Há dois tipos de graças aparentemente pequenas, das quais pode depender a nossa perfeição e a nossa salvação. Uma é a luz que nos revela uma verdade: devemos acolhê-la cuidadosamente e cuidar de que não se extinga por nossa culpa; devemos utilizá-la como regra em todas as nossas ações, ver aonde nos leva, etc.
Outra é o movimento que nos leva a fazer determinada ação virtuosa numa ou noutra ocasião; devemos ser fiéis a estes movimentos, porque tal fidelidade é, por vezes, o núcleo da nossa felicidade. Se ouvirmos a voz de Deus quando nos inspira uma mortificação em determinadas circunstâncias, veremos grandes frutos de santidade em nós."
(São Cláudio de la Colombière)



By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22040312

Nenhum comentário:

Postar um comentário