segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 7/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 6,53-56)

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.

56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

FESTA DAS CINCO CHAGAS DO SENHOR


Santo do dia: São Ricardo, o peregrino.


By Photo: Andreas Praefcke - Self-photographed, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4644885

Beato Pio IX, Papa.


Beata Rosália (Joana Maria Rendu).


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Na nossa vida e nas nossas sociedades, a crise da fé tem a ver com o desaparecimento do desejo de Deus, com o hábito de nos contentarmos em viver o dia a dia sem nos interrogarmos acerca daquilo que Deus quer de nós. Esquecemo-nos de erguer o olhar para o céu.

Saúde de corpo e de alma:


Posso ser santo se eu me casar? Qual é a missão sobrenatural do matrimônio?


"A santíssima Virgem Maria foi preservada imune de toda mancha de culpa original no primeiro instante de sua Concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, na atenção aos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano."
(Beato Pio IX, bula "Ineffabilis Deus")


"O doente é sempre mais importante do que a sua doença, e por isso qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos."

"Neste contexto, desejo reafirmar a importância das instituições sanitárias católicas: são um tesouro precioso que deve ser preservado e sustentado; a sua presença caracterizou a história da Igreja pela sua proximidade aos doentes mais pobres e às situações mais esquecidas."

"Não podemos exonerar-nos de lhes oferecer a proximidade de Deus, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta dum caminho de crescimento e amadurecimento na fé."

(Papa Francisco)


"A todo o cristão, seja qual for a sua condição - sacerdote ou leigo, casado ou solteiro -, aplicam-se plenamente as palavras do Apóstolo que se lêem precisamente na Epístola da festa da Sagrada Família: escolhidos de Deus, santos e amados. Isso somos todos, cada um no seu lugar no mundo: homens e mulheres escolhidos por Deus para dar testemunho de Cristo e levar aos que nos rodeiam a alegria de se saberem filhos de Deus, apesar dos nossos erros e procurando lutar contra eles."
(São Josemaria Escrivá)


"Tende piedade de mim, Senhor! Vede, não vos escondo as minhas feridas. Vós sois o médico, eu o doente; Vós sois misericordioso, eu miserável."
(Santo Agostinho)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Tylwyth Eldar - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=93658613

Nenhum comentário:

Postar um comentário