quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 17/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 8,27-33)

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”

28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.

30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.

Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

Santo do dia: Sete santos fundadores dos Servitas.

Beato Lucas Belludi.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Eu os encorajo a pedir a intercessão de São José nos momentos mais difíceis da vida. Onde nossos erros se tornam escândalo, peçamos a São José a coragem para dizer a verdade, pedir perdão e recomeçar humildemente. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O amor fraterno é como uma academia do espírito, onde dia a dia nos confrontamos com nós mesmos e temos o termômetro da nossa vida espiritual.

"Ele é o centro da história do mundo; conhece-nos e ama-nos; é o companheiro e o amigo da nossa vida, o 'homem das dores' (Is 53,3) e da esperança; é aquele que há de vir, que será o nosso juiz e também – assim confiamos – a nossa vida plena e a nossa beatitude."
(São Paulo VI)


"É triste encontrar cristãos 'diluídos', que se parecem com o vinho aguado, e já não se sabe se são cristãos ou mundanos, como o vinho aguado, que não se sabe se é vinho ou água! Isto é triste. É triste encontrar cristãos que já não são o sal da terra, e sabemos que quando o sal perde o seu sabor, não serve para mais nada. O seu sal perdeu o sabor, porque cederam ao espírito do mundo, ou seja, tornaram-se mundanos.
(...)
Não esqueçais: Evangelho, Eucaristia e oração. Graças a estes dons do Senhor nós podemos conformar-nos não com o mundo, mas com Cristo, e segui-lo ao longo do seu caminho, a vereda do 'perder a própria vida' para a encontrar (cf. Mt 15, 25). 'Perdê-la' no sentido de entregá-la, oferecê-la por amor e no amor — e isto requer o sacrifício e até a cruz — para voltar a recebê-la purificada, livre do egoísmo e da hipoteca da morte, repleta de eternidade."
(Papa Francisco)



Foto de David Eucaristía no Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário