domingo, 13 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 13/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 6,17.20-26)

Naquele tempo, 17Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.

20E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!

21Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir!

22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas.

24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.

Santo do dia: São Martiniano.

São Benigno de Todi.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

As Bem-aventuranças declaram quem é bem-aventurado, isto é, feliz, quem é pobre, quem carece de tantas coisas. Essa pobreza é também uma atitude em relação ao sentido da vida: o discípulo de Jesus não pensa possuí-lo, de já saber tudo, mas sabe ter que aprender a cada dia.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

As notícias vindas da Ucrânia são muito preocupantes. Confio todos os esforços pela paz à intercessão da Virgem Maria e à consciência dos líderes políticos. #RezemosJuntos

"Esta justiça e esta bem-aventurança realizam-se no 'Reino dos céus' ou 'Reino de Deus', que terá o seu cumprimento no fim dos tempos mas que já está presente na história. Onde os pobres são confortados e admitidos no banquete da vida, ali manifesta-se já agora a justiça de Deus. Esta é a tarefa que os discípulos do Senhor são chamados a desempenhar também na sociedade atual."
(Papa Bento XVI)


"Abraçai a cruz pela paciência e escondei-vos no seio de Deus com as vossas penas; fixai os olhos no Cordeiro que foi imolado por vós, e estai sempre contente com aquilo que Deus vos dá e vos destina. É assim que devemos comportar-nos, certos de que Deus nos chama e escolhe para nós aquilo que pode tornar-nos mais agradáveis a seus olhos. Deste modo, ireis de luz em luz, e as dores sofridas por Jesus crucificado serão para vós deliciosas, ao passo que os gozos e as consolações do mundo vos serão amargos."
(Santa Catarina de Sena)


"O grande segredo da santidade reduz-se a parecer-se mais e mais com Ele, que é o único e amável Modelo."

"O que verdadeiramente torna infeliz uma pessoa - e até uma sociedade inteira - é essa procura, ansiosa e egoísta, de bem-estar: essa tentativa de eliminar tudo o que contraria."

(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário