domingo, 20 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 20/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 6,27-38)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“A vós, que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam.

29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.

30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.

32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.

33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim.

34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.

35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.

37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Santo do dia:  São Francisco e Santa Jacinta Marto.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Com o Espírito de Jesus, podemos responder ao mal com o bem, podemos amar aqueles que nos ferem. Assim fazem os cristãos. Como é triste quando pessoas e povos orgulhosos de serem cristãos veem os outros como inimigos e pensam em fazer guerra entre si!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Oferecer a outra face não é o recuo do perdedor, mas a ação de quem tem uma força interior maior, que vence o mal com o bem, que abre uma brecha no coração do inimigo, desmascarando o absurdo do seu ódio. Não é ditado pelo cálculo, mas pelo amor. #EvangelhodeHoje

"O nosso amor não se confunde com a atitude sentimental, nem com a simples camaradagem, nem com o propósito pouco claro de ajudar os outros para provarmos a nós mesmos que somos superiores. É conviver com o próximo, venerar - insisto - a imagem de Deus que há em cada homem, procurando que também ele a contemple, para que saiba dirigir-se a Cristo."
(São Josemaría Escrivá)


"Irmã, irmão, queres uma prova de que Deus tocou a tua vida? Verifica se te debruças sobre as chagas dos outros. Hoje é o dia de nos perguntarmos: 'Eu, que tantas vezes recebi a paz de Deus, o seu perdão, a sua misericórdia, sou misericordioso com os outros?'"
(Papa Francisco)


"Ó misericórdia eterna, que apagais os pecados das vossas criaturas! Já não me espanta que digais sobre aqueles que saem do pecado mortal para regressar a vós: 'Não Me lembro de Me terdes ofendido'! Ó misericórdia inefável, não, não me espanta que o digais aos que saem do pecado, quando Vos ouço dizer dos que Vos perseguem: 'Quero que rezeis por eles para Eu ter misericórdia deles'."
(Santa Catarina de Sena)



Foto de EMMANUEL NWABUFO no Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário