terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 22/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 16,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO


By Dnalor 01 - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32681001

Santo do dia: Santa Margarida de Cortona.


By Jacopo Alessandro Calvi - http://www.anonimatalentisrl.it/depliant_galleria.php?glr_id=81&id=33, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3586390

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelos povos atingidos por catástrofes naturais nos últimos dias; penso em particular no sudeste de Madagascar, flagelado por uma série de ciclones, e na área de Petrópolis, no Brasil, devastada por enchentes e deslizamentos de terra.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A lamentação e o pessimismo não são cristãos. Não fomos feitos para viver cabisbaixos, mas para levantar o olhar para o céu, para os outros, para a sociedade.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Escolhi como tema para o próximo Dia Mundial do Migrante e do Refugiado "Construir com os migrantes e os refugiados", um futuro de acordo com o projeto de Deus, para cuja edificação somos todos chamados a contribuir. #DMMR2022 #M_RSeccao

Oração pelo Sumo Pontífice:


"Obrigado, meu Deus, pelo amor ao Papa que puseste no meu coração."
(São Josemaría Escrivá)


"Hoje torna-se necessário redescobrir que Jesus Cristo não é uma simples convicção privada ou uma doutrina abstrata, mas uma Pessoa real, cuja inserção na história é capaz de renovar a vida de todos."
(Papa Bento XVI)


"O Senhor quer que os seus discípulos de ontem e de hoje estabeleçam com Ele uma relação pessoal, e assim o acolham no centro da sua vida. Por esta razão, incentiva-os a colocar-se em toda a verdade diante de si mesmos, e pergunta: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'. Jesus, hoje, faz este pedido tão direto e confidencial a cada um de nós: 'Tu, quem dizes que eu sou? Vós, quem dizeis que eu sou? Quem sou eu para ti?'. Cada um é chamado a responder, no próprio coração, deixando-se iluminar pela luz que o Pai nos dá a fim de conhecer o seu Filho Jesus."
(Papa Francisco)


"Este múnus pastoral de Pedro e dos outros apóstolos pertence aos fundamentos da Igreja e é continuado pelos bispos sob o primado do Papa.
O Papa, bispo de Roma e sucessor de São Pedro, 'é princípio perpétuo e visível, e fundamento da unidade, que liga entre si tanto os bispos como a multidão dos fiéis'. Com efeito, em virtude do seu cargo de vigário de Cristo e pastor de toda a Igreja, o pontífice romano tem sobre a mesma Igreja um poder pleno, supremo e universal, que pode sempre livremente exercer'."
(Catecismo da Igreja Católica)


Nenhum comentário:

Postar um comentário