quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Catequese diária - 2/02/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 2,22-40)

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

APRESENTAÇÃO DO SENHOR NO TEMPLO
PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA


By Wolfgang Sauber - Own work, CC BY-S

DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA


By Richytheman - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=101327602


By Irene Scott/AusAID, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32167602

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Na festa da #ApresentaçãodoSenhor no templo, apresentemo-nos a Deus purificados no espírito, para que os nossos olhos possam ver a luz da salvação e assim possamos levá-la ao mundo inteiro, como os Santos o fizeram.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Com o batismo pertencemos a Cristo. Somos fundados em uma comunhão eterna com Deus e entre nós. É o batismo a fonte de toda forma de consagração e também a força para nos separar do mundanismo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os Santos são amigos com quem podemos construir relações de amizade. Todos temos necessidade de amigos, que nos ajudem a enfrentar a vida. E esta é a confiança que nos anima ao recorrer aos Santos nos momentos decisivos da nossa vida. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Vocês estão no mundo para testemunhar que ele é amado e abençoado por Deus. Vocês são consagrados para o mundo, que espera o seu testemunho para conhecer uma liberdade que dá alegria, que alimenta a esperança, que prepara o futuro.

Purificação de Maria e Apresentação de Jesus:


Não deturpe as leis da Igreja! Radicalidade é diferente de radicalismo:


Quem são os mornos do Apolicapse?


Assistimos com dor às violências que ensanguentam #Myanmar. Faço meu o apelo dos bispos birmaneses para que a comunidade internacional trabalhe pela reconciliação entre as partes envolvidas. #RezemosJuntos, confiando a Deus os esforços de paz.

"Quando temos a vista turvada, quando os olhos perdem claridade, precisamos ir à luz. E Jesus Cristo disse-nos que Ele é a luz do mundo e que veio curar os enfermos.
- Por isso, que as tuas enfermidades, as tuas quedas - se o Senhor as permite -, não te afastem de Cristo: que te aproximem dEle!"
(São Josemaria Escrivá)


"A primeira pessoa que se une a Cristo no caminho da obediência, da fé provada e do sofrimento partilhado é a sua mãe, Maria. O texto evangélico mostra-no-la no gesto de oferecer o Filho: uma oferenda incondicional que a envolve em primeira pessoa: Maria é a Mãe d’Aquele que é 'glória do seu povo, Israel' e 'luz que ilumina as nações' (cf. Lc 2, 32.34). E ela mesma, na sua alma imaculada, deverá ser trespassada pela espada do sofrimento, mostrando assim que o seu papel na história da salvação não termina no mistério da Encarnação, mas se completa na amorosa e dolorosa participação na morte e na ressurreição do seu Filho."
(Papa Bento XVI)


"Dias virão em que este Filho não será oferecido no Templo, nem nos braços de Simeão, mas fora da cidade, nos braços da cruz. Dias virão em que Ele não será resgatado pelo sangue de uma vítima, pois será Ele a resgatar os outros com o seu sangue, porque Deus O enviou como redenção para o seu povo.
(...)
E que oferecemos nós, meus irmãos, que Lhe damos nós em troca de todos os bens que Ele nos deu? Ele ofereceu por nós a vítima mais preciosa de que dispunha; na realidade, não havia vítima mais preciosa. Pela nossa parte, façamos o que pudermos, ofereçamos-Lhe o melhor que temos, isto é, o que somos, nós próprios. Ele ofereceu-Se a Si mesmo; quem és tu para hesitares em te oferecer a ti mesmo?"
(São Bernardo de Claraval)



By © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37271905

Nenhum comentário:

Postar um comentário