sábado, 6 de julho de 2019

Catequese diária #949

6 de julho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 9,14-17)

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

Santo do dia: Santa Maria Goretti.



Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38888214

São Rômulo de Fiesole.



By I, Sailko, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4123619

Santa Ciríaca de Nicomédia.

Santa Monena da Irlanda.

Beata Susana Águeda Deloye.

Beato Agostinho José Desgardin.

Beata Maria Teresa Ledochowska.



Beata Nazária de Santa Teresa.



By Silvia Labarthe - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27486846

“Sim, por amor a Jesus, perdoo-lhe. E também quero que esteja comigo no Paraíso!… Lá do Céu, rogarei pelo seu arrependimento!”
(Santa Maria Goretti)

https://maringa.arautos.org/2013/07/2660/


Precisamos de pessoas e instituições que defendam a dignidade dos trabalhadores, a dignidade do trabalho e o bem da terra, nossa casa comum.

"O verdadeiro jejum tem portanto como finalidade comer o 'verdadeiro alimento', que é fazer a vontade do Pai (cf. Jo 4,34). Portanto, se Adão desobedeceu ao mandamento do Senhor 'de não comer o fruto da árvore da ciência do bem e do mal', com o jejum o crente deseja submeter-se humildemente a Deus, confiando na Sua bondade e misericórdia."
(Papa Bento XVI)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/entao-hao-de-jejuar-papa-bento-xvi/

"Cristo celebrava as suas núpcias com a Igreja: por isso, tomava parte nas refeições, não recusava convites; cheio de benevolência e de amor, mostrava-Se humano, acessível, amável. É que Ele desejava unir o homem a Deus, e fazer dos seus companheiros membros da família divina."
(São Pedro Crisólogo)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-jejum-dos-amigos-do-noivo-sao-pedro-crisologo-c-406-450-bispo-de-ravena-doutor-da-igreja-3/

"Se você tiver o coração fechado à novidade do Espírito, jamais chegará à verdade plena! E a sua vida cristã será uma vida metade e metade, remendada de coisas novas, mas sobre uma estrutura que não está aberta à voz do Senhor. Um coração fechado, porque não é capaz de mudar os odres."
(Papa Francisco)

http://vidacrista.org.br/papa-francisco-coracoes-fechados-ao-espirito-nao-chegam-a-verdade-plena/

"Deus seja louvado!, dizias de ti para ti depois de terminares a tua Confissão sacramental. E pensavas: é como se tivesse voltado a nascer.
Depois, prosseguiste com serenidade: 'Domine, quid me vis facere?' - Senhor, que queres que eu faça?
- E tu mesmo te deste a resposta: - Com a tua graça, por cima de tudo e de todos, cumprirei a tua Santíssima Vontade: Serviam! - eu te servirei sem condições!"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-238.htm

"A alma que verdadeiramente ama a Deus e a Cristo, ainda que tenha feito miríades de boas obras, considera que nada fez, pela sua fome insaciável de Deus. Ainda que tinha esgotado o seu corpo em jejuns e vigílias, julga não se ter ainda iniciado na virtude. A despeito dos dons do Espírito Santo, das revelações e dos mistérios celestes que recebeu, pensa nada ter ainda feito, por causa do seu imenso amor pelo Senhor. Continua, pois, a ter fome e sede, na fé e no amor."
(Homilia atribuída a São Macário)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário