terça-feira, 16 de julho de 2019

Catequese diária #959

16 de julho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 12,46-50)

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

NOSSA SENHORA DO CARMO


"Flor do Carmelo, vinha florida, esplendor do céu
Oh! Mãe, Virgem singular 
Doce Mãe sempre Virgem
Aos Carmelitas dai privilégio, Estrela do Mar."

Santo do dia: Santa Maria Madalena Postel.


By Xfigpower - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19516784

Santo Atenógenes.

Santo Helério.


By GFreihalter - File:Tongeren Liebfrauenbasilika Fenster Herz Jesu 743.JPG, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26044076

Beata Ermengarda.


Beato Bartolomeu dos Mártires.


Hoje, festa da , contemplamos Nossa Senhora que está ao lado da Cruz de Cristo. Esse é também o lugar da Igreja: perto de Cristo.

"'Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra'. A resposta de Maria ao Anjo prolonga-se na Igreja, chamada a tornar presente Cristo na história, oferecendo a própria disponibilidade para que Deus possa continuar a visitar a humanidade com a sua misericórdia."
(Papa Bento XVI)


"Aquela resposta de Jesus não é uma falta de respeito para com a sua mãe e os seus familiares. Aliás, para Maria é o maior reconhecimento, pois precisamente ela é a discípula perfeita que obedeceu em tudo à vontade de Deus. Que a Virgem Mãe nos ajude a viver sempre em comunhão com Jesus, reconhecendo a obra do Espírito Santo que age n’Ele e na Igreja, regenerando o mundo para a vida nova."
(Papa Francisco)


"A Virgem Santa Maria, Mãe do Amor Formoso, aquietará o teu coração, quando te fizer sentir que é de carne, se recorres a Ela com confiança."

"Traz sobre o teu peito o santo escapulário do Carmo. - Poucas devoções (há muitas e muito boas devoções marianas) estão tão arraigadas entre os fiéis e têm tantas bênçãos dos Pontífices. Além disso, é tão maternal este privilégio sabatino!"
(São Josemaría Escrivá)


"São portanto duas as verdades recordadas no sinal do Escapulário: por um lado, a proteção contínua da Virgem Santíssima, não só ao longo do caminho da vida, mas também no momento da passagem para a plenitude da glória eterna; por outro, a consciência de que a devoção a Ela não se pode limitar a orações e obséquios em sua honra em algumas circunstâncias, mas deve constituir um "hábito", isto é, um ponto de referência permanente do seu comportamento cristão, tecido de oração e de vida interior, mediante a prática frequente dos Sacramentos e o exercício concreto das obras de misericórdia espiritual e corporal. Desta forma o Escapulário torna-se sinal de 'aliança' e de comunhão recíproca entre Maria e os fiéis: de fato, ele traduz de maneira concreta a entrega que Jesus, na cruz, fez a João, e nele a todos nós, da sua Mãe, e o ato de confiar o seu apóstolo predileto e a nós a Ela, constituída nossa Mãe espiritual."
(São João Paulo II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário