segunda-feira, 29 de julho de 2019

Catequese diária #972

29 de julho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 11,19-27)

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Santo do dia: Santos Marta, Maria e Lázaro de Betânia.


Santo Olavo da Noruega.


São Lopo de Troyes.


By GO69 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38133006

Beato José de Calasanz Marqués.

Beato Urbano II, papa.


Beatos mártires Luís Bertran, Mâncio da Santa Cruz e Pedro de Santa Maria.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A todos nós, o Senhor dá uma vocação para nos fazer descobrir os talentos e as capacidades que possuímos a fim de colocá-los ao serviço dos outros.

"'Acreditas nisto?', perguntou Ele a Marta. Quando um coração pode responder como Marta: 'Acredito, Senhor', Cristo torna-Se misericordiosamente presente nele. Ainda que invisível, Ele está lá, junto do leito de morte e do túmulo, quer sejamos nós a agonizar, quer sejam os nossos entes queridos. Que o seu nome seja bendito! Nada nos pode tirar essa consolação. Pela sua graça, temos tanta certeza de que Ele está ali, com todo o seu amor, como se O víssemos."
(Beato John Henry Newman)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Somos todos pequenos e indefesos diante do mistério da morte. Porém, que graça se naquele momento preservamos no coração a pequena chama da fé!"
(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/catequese-papa-francisco-181017/

"Eis a verdadeira novidade, que prorrompe e supera qualquer barreira! Cristo abate o muro da morte, n’Ele habita toda a plenitude de Deus, que é vida, vida eterna. Por isso a morte não teve poder sobre Ele; e a ressurreição de Lázaro é sinal do seu domínio pleno sobre a morte física, que diante de Deus é como um sono (cf. Jo 11, 11).
Mas há outra morte, que custou a Cristo a luta mais dura, inclusive o preço da cruz: é a morte espiritual, o pecado, que ameaça arruinar a existência de cada homem. Para vencer esta morte Cristo morreu, e a sua Ressurreição não é o regresso à vida precedente, mas a abertura de uma realidade nova, uma 'nova terra', finalmente reunida com o Céu de Deus."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110410.html

"Tu queres pôr os pés sobre as pegadas de Cristo, vestir-te com a sua veste; identificar-te com Jesus: pois que a tua fé seja operativa e sacrificada, com obras de serviço, lançando fora o que estorva."
(São Josemaría Escrivá)

http://pt.escrivaworks.org/book/forja-ponto-155.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário