segunda-feira, 15 de julho de 2019

Catequese diária #958

15 de julho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 10,34–11,1)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.

42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Santo do dia: São Boaventura.


São Pompílio Maria Pirroti.


São Vladimir de Kiev.


São Félix de Tibiuca.

Beata Ana Maria Javouhey.


Beato Antônio Borowski.


Beato Inácio de Azevedo e companheiros mártires.


Rezemos pela alma do cardeal Paolo Sardi, que faleceu no dia 13 de julho.

"A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob nossos olhos todo o amor que Ele nos tem."
(São Boaventura)

Leia mais em: https://ideeanunciai.wordpress.com/2013/04/21/frases-de-sao-boaventura-de-bagnoregio-doutor-da-igreja-15-de-julho/

"O afeto de um pai, a ternura de uma mãe, a amizade meiga entre irmãos e irmãs, tudo isto, mesmo sendo muito bom e legítimo, não pode ser anteposto a Cristo. Não significa que Ele nos quer sem coração ou privados de reconhecimento, ao contrário, mas que a condição do discípulo requer uma relação prioritária com o mestre. Qualquer discípulo, seja ele um leigo, uma leiga, um sacerdote, um bispo: a relação prioritária."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20170702.html

"O confronto que Jesus está decidido a enfrentar não é contra homens ou poderes humanos, mas contra o inimigo de Deus e do homem, satanás. Quem quer resistir a este inimigo permanecendo fiel a Deus e ao bem deve necessariamente enfrentar incompreensões e às vezes verdadeiras perseguições.
Por isso, quem deseja seguir Jesus e comprometer-se sem hesitações pela verdade deve saber que encontrará oposições e se tornará, infelizmente, sinal de divisão entre as pessoas, até no interior das suas próprias famílias."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007/documents/hf_ben-xvi_ang_20070819.html

"Toma a cruz e segue o Senhor. O teu Salvador, embora sendo Deus encarnado, revestido da tua carne, tinha sentimentos humanos quando disse: 'Meu Pai, se é possível, passe de Mim este cálice' (Mt 26,39). [...] A natureza de servo de que Se revestiu por ti fez ouvir a voz do homem, a voz da carne. Ele assumiu a tua voz, a fim de exprimir a tua fraqueza, e te dar sua força [...], a fim de te mostrar que vontade deves preferir."
(Santo Agostinho)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Dedicaremos todos os afãs da nossa vida - grandes e pequenos - à honra de Deus Pai, de Deus Filho, de Deus Espírito Santo.
Recordo com emoção o trabalho daqueles universitários brilhantes - dois engenheiros e dois arquitetos -, ocupados com todo o gosto na instalação material de uma residência de estudantes. Mal acabaram de colocar o quadro numa aula, a primeira coisa que escreveram os quatro artistas foi: "Deo omnis gloria!", toda a glória para Deus.
- Já sei que te deu muito prazer, Jesus."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-251.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário