sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Catequese diária - 17/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 2,1-12)

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.

3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.

8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?

10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”

12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Santo do dia: Santo Antão.



Por User Afanous on en.wikipedia - St Anthony, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1288847

São Sulpício, o Piedoso.



Por Père Igor - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83288681

Santa Rosalina de Villeneuve.



"Caríssimos, não descuidemos de nossa salvação. Sabei que se alguém se entrega a Deus de todo o coração, Deus tem piedade dele e lhe concede o Espírito de conversão."
(Santo Antão)

http://www.cristianismo.org.br/sentencas-antao.htm

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus olha para o paralítico e vai ao essencial: "Os teus pecados estão perdoados". A saúde física é um dom que devemos proteger, mas o Senhor nos ensina que devemos guardar também a saúde do coração, a saúde espiritual. #HomiliaSantaMarta

"No episódio da cura de um paralítico (cf. Mt 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois 'que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?' (Mt 16, 26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino salus e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/pont-messages/2012/documents/hf_ben-xvi_mes_20120211_fraternita-2012.html

"Apresentam a Jesus um enfermo, e Ele olha-o. - Deves contemplar bem a cena e meditar as suas palavras: 'Confide, fili' - tem confiança, filho.
Isso é o que te diz o Senhor, quando sentes o peso dos erros: fé! A fé, em primeiro lugar; depois, deixar-se guiar como o paralítico: obediência interior e submissa!"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-capitulo-4.htm

"Porque te afliges? Repara: quando um homem tem as mãos pegajosas, basta um pouco de óleo para as limpar. Quanto mais te não purificará a piedade de Deus. Pois, assim como tu não tens dificuldade em lavar as tuas vestes, assim também, e mais ainda, o Senhor não tem dificuldade em te lavar de toda a mancha, ainda que todos os dias tenhas de passar pela tentação. Com efeito, quando dizes 'Pequei contra o Senhor', tens imediatamente a resposta: 'Os teus pecados estão perdoados', 'Eu apaguei as tuas faltas, por Mim, não me lembrei dos teus pecados' (Is 43,25)."
(João Carpátio, monge e bispo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário