domingo, 26 de janeiro de 2020

Catequese diária - 26/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 4,12-23)

12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia,14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15”Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos!16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

Santo do dia: São Timóteo e São Tito.


By Unknown - http://arhiva.svetigora.com/node/921, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3752678


Santa Paula de Roma.


By kenward - This file has been extracted from another file: Mosteiro dos Jerónimos DSC 0134 (17108857569).jpg, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59324633

Beato Gabriel Maria Allegra.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor te dá a sua Palavra para que a recebas como a carta de amor que escreveu para ti, para te fazer sentir que Ele está junto de ti. #DomingoDaPalavraDeDeus

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra de Deus nos consola e encoraja, provoca a conversão, nos desperta e liberta da paralisia do egoísmo; pois tem o poder de mudar a vida, de fazer passar da escuridão à luz. #DomingoDaPalavraDeDeus

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2020/documents/papa-francesco_20200126_omelia-domenicadellaparoladidio.html

O Papa Francisco instituiu, no ano passado, o Domingo da Palavra de Deus a ser celebrado no 3° Domingo do Tempo Comum:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-01/papa-francisco-missa-domingo-da-palavra-estudo-biblia.html

"Peço-Te pois, Jesus, que acendas a minha candeia com a tua própria luz, e que assim, com essa claridade, eu possa ver o Santo dos Santos, onde Tu, Pai Eterno dos tempos eternos, dás entrada nos pórticos desse Templo imenso (cf Heb 9,11ss). Que, sob a tua luz, nunca deixe de Te ver e de dirigir para Ti o meu olhar e o meu desejo. Então, só Te verei a Ti no meu coração, e na tua presença a minha candeia ficará para sempre acesa e ardente."
(São Columbano)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Progrido na minha fidelidade a Cristo, em desejos de santidade, em generosidade apostólica na minha vida diária, no meu trabalho quotidiano entre os meus colegas de profissão? Cada um deve responder a estas perguntas sem ruído de palavras. E perceberá como é necessária uma nova transformação, para que Cristo viva em nós, para que a sua imagem se reflita sem distorções na nossa conduta."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-anuncio-do-reino-de-deus/

"Na nossa época não são poucas as conversões entendidas como o retorno de quem, depois de uma educação cristã talvez superficial, se afasta da fé durante anos e depois volta a descobrir Cristo e o seu Evangelho. No Livro do Apocalipse lemos: 'Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo' (3, 20). O nosso homem interior deve preparar-se para ser visitado por Deus, e precisamente por isso não deve deixar-se invadir pelas ilusões, pelas aparências e pelas coisas materiais."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2013/documents/hf_ben-xvi_aud_20130213.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário