domingo, 5 de janeiro de 2020

Catequese diária - 5/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 2,1-12)

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.

7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR




Santo do dia: São João Nepomuceno Neumann.



By Unknown - Unknown, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13286097

Santa Genoveva Torres Morales.

São Carlos de Santo André (João André Houben).



Santa Emiliana, tia de São Gregório Magno.

São Deogratias de Cartago.

São Gerlac, eremita.

Beata Marcelina Darowska.



Beato Pedro Bonilli.



By Manuelarosi - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38235946

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Esse é o significado do Natal. Se o Senhor continua a vir entre nós, se continua a dar-nos o dom da sua Palavra, é para que cada um de nós possa responder a este chamado: tornar-se santos no amor. #Angelus

"Os Magos representam as pessoas de todas as partes do mundo que são acolhidas na casa de Deus."
"Diante de Jesus não há mais divisão de raça, língua e cultura: naquele Menino a humanidade encontra a sua unidade."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-01/papa-reis-magos-representam-homens-partes-mundo.html

"Voltemos aos Magos do Oriente. Eles eram também e sobretudo homens que tinham coragem; tinham a coragem e a humildade da fé. Era preciso coragem a fim de acolher o sinal da estrela como uma ordem para partir, para sair rumo ao desconhecido, ao incerto, por caminhos onde havia inúmeros perigos à espreita. Podemos imaginar que a decisão destes homens tenha provocado sarcasmo: o sarcasmo dos ditos realistas que podiam apenas zombar das fantasias destes homens. Quem partia baseado em promessas tão incertas, arriscando tudo, só podia aparecer como ridículo. Mas, para estes homens tocados interiormente por Deus, era mais importante o caminho segundo as indicações divinas do que a opinião alheia. Para eles, a busca da verdade era mais importante que a zombaria do mundo, aparentemente inteligente."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2013/documents/hf_ben-xvi_hom_20130106_epifania.html

"Nosso Senhor dirige-se a todos os homens, para que caminhem ao seu encontro, para que sejam santos. Não chama só os Reis Magos, que eram sábios e poderosos; antes disso, tinha enviado aos pastores de Belém, não já uma estrela, mas um de seus anjos. No entanto, quer uns quer outros - sejam pobres ou ricos, sábios ou menos sábios - devem fomentar na sua alma uma disposição humilde que permita escutar a voz de Deus."
(...)
"Nós também nos ajoelhamos diante de Jesus, do Deus escondido na humanidade: repetimos-lhe que não queremos dar as costas à sua chamada divina, que não nos afastaremos dEle; que tiraremos do nosso caminho tudo o que for obstáculo à fidelidade; que desejamos sinceramente ser dóceis às suas inspirações."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/na-epifania-do-senhor-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário