domingo, 19 de janeiro de 2020

Catequese diária - 19/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 1,29-34)

Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’.31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele.33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’.34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

Santo do dia: Santos Mário, Marta, Audifax e Ábaco.

São Ponciano de Spoleto.


By Spinello Aretino - Web Gallery of Art:   Image  Info about artwork, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7369066

São Germânico de Esmirna.

Beato Marcelo Spínola y Maestre.


Por Juan Pérez Bey - Hermandad de la Expiración (San Fernando), CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37869001

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Detemo-nos no #EvangelhodeHoje (Jo 1,29-34), talvez também contemplando um ícone de Cristo, Filho de Deus que se fez cordeiro, para nos livrar do mal. Sim, ainda somos pobres pecadores, mas não escravos, não, mas filhos, filhos de Deus!

"Se é verdade, conforme a palavra do Senhor – e é absolutamente verdade –, que 'haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte' (Lc 15,7), como duvidar de que houve alegria e júbilo nos espíritos do alto quando Cristo trouxe à Terra inteira o conhecimento da verdade, chamou à conversão, justificou pela fé, tornou brilhante de luz pela santificação?"
(São Cirilo de Alexandria)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Meu Deus! Que eu odeie o pecado e me una a Ti, abraçando-me à Santa Cruz para cumprir por minha vez a tua Vontade amabilíssima..., nu de todo afeto terreno, sem outras miras que a tua glória..., generosamente, sem reservar nada para mim, oferecendo-me contigo em perfeito holocausto."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/8/_c9

"O Espírito pode muito bem vir sobre qualquer homem, mas não pode permanecer, porque todo o homem peca e não há nenhum justo sobre a terra que faça o bem sem nunca cair. (...) João Batista viu um homem, um só, sobre o qual o Espírito pousava, e era o sinal que Deus lhe havia dado: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, esse é o Filho de Deus'."
(Orígenes)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/vi-o-espirito-que-descia-do-ceu-como-uma-pomba-e-permanecia-sobre-ele-origenes-c-185-253-presbitero-teologo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário