quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Catequese diária - 9/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 4,14-22a)

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

Santo do dia: Santo André Corsini.



Por Guido Reni - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=157990

Santo Adriano da Cantuária.

Santas Águeda Yi e Teresa Kim.

Santo Honorato de Buzançais.

Beata Maria Teresa de Jesus (Alice Le Clerc).



Papa Francisco
@Pontifex_pt
Se nós não temos paz no coração, como pensamos que haverá paz no mundo? Busquemos permanecer no Senhor e o modo de permanecer é amar, amar nas pequenas coisas. #HomiliaSantaMarta

"Mas os fiéis leigos são chamados de forma particular a restituir à criação todo o seu valor originário. Ao ordenar as coisas criadas para o verdadeiro bem do homem, com uma ação animada pela vida da graça, os fiéis leigos participam no exercício do poder com que Jesus Ressuscitado atrai a Si todas as coisas e as submete, com Ele mesmo, ao Pai, de forma que Deus seja tudo em todos (cf 1Cor 15,28; Jo 12,32)."
(São João Paulo II)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/ele-ungiu-me-para-anunciar-a-boa-nova-sao-joao-paulo-ii-1920-2005-papa/

"Quando o cristão compreende e vive a catolicidade, quando percebe a urgência de anunciar a Boa Nova da salvação a todas as criaturas, sabe que - como ensina o Apóstolo - tem de fazer-se 'tudo para todos, para salvar a todos'."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-953.htm

"Hoje, em nossas comunidades paroquiais, nas associações e nos movimentos, somos fiéis ao programa de Jesus? A evangelização dos pobres, levar-lhes a Boa Nova, é a prioridade? Atenção: não se trata de prestar assistência social e muito menos de atividade política. Trata-se de oferecer a força do Evangelho de Deus que converte os corações, cura novamente as feridas, transforma as relações humanas e sociais segundo a lógica do amor. Os pobres, de fato, estão no centro do Evangelho."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/papa-no-angelus-anunciar-o-evangelho-com-a-palavra-e-primeiramente-com-a-vida-13268

"Aquilo que acontecera apenas simbolicamente nos reis e sacerdotes da Antiga Aliança, quando eram instituídos no seu ministério com a unção do óleo, verifica-se em toda a sua realidade em Jesus: a sua humanidade é permeada pela força do Espírito Santo. Jesus abre a nossa humanidade ao dom do Espírito Santo. Quanto mais estivermos unidos a Cristo, tanto mais ficamos cheios do seu Espírito, do Espírito Santo. Chamamo-nos 'cristãos', ou seja, 'ungidos': pessoas que pertencem a Cristo e por isso participam na sua unção, são tocadas pelo seu Espírito."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20110421_messa-crismale.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário