terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Catequese diária - 28/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 3,31-35)

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Santo do dia: Santo Tomás de Aquino.


Por Benozzo Gozzoli - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=314693

"O maior bem que podemos fazer a um homem é levá-lo à Verdade."
(Santo Tomás de Aquino)

Leia mais em: https://www.pr.gonet.biz/frases.php?autor=Santo%20Tom%E1s%20de%20Aquino%20(1225-1274)

"Em Maria, Filha de Sião, tem cumprimento a longa história de fé do Antigo Testamento, com a narração de tantas mulheres fiéis a começar por Sara; mulheres que eram, juntamente com os Patriarcas, o lugar onde a promessa de Deus se cumpria e a vida nova desabrochava. Na plenitude dos tempos, a Palavra de Deus dirigiu-se a Maria, e Ela acolheu-a com todo o seu ser, no seu coração, para que n’Ela tomasse carne e nascesse como luz para os homens."
(Papa Francisco)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/aquele-que-fizer-a-vontade-de-deus-esse-e-que-e-meu-irmao-minha-irma-e-minha-mae-papa-francisco/

"A Igreja, através da pregação, que espalha pelo mundo a semente do Evangelho, e através dos sacramentos, que transmitem aos homens graça e vida divina, também participa do mistério da maternidade divina. A Igreja vive esta maternidade, de modo particular, no Sacramento do Batismo, ao gerar os filhos de Deus da água e do Espírito Santo, que em cada um deles exclama: "Abba! Pai"! (Gal 4.6). Como Maria, a Igreja é mediadora da bênção de Deus para o mundo: acolhendo Jesus recebe a bênção e a transmite levando Jesus aos demais. Ele é a misericórdia e a paz que o mundo não pode dar para si mesmo e que o mundo precisa tanto e mais do que pão."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120101_world-day-peace.html

"Não rezes a pedir que se faça a tua vontade, porque ela não corresponde necessariamente à vontade de Deus. Reza antes para que a tua vontade se faça em ti (cf Mt 6,10), pedindo-Lhe em todas as coisas que se cumpra o seu querer, porque Ele deseja o bem e a utilidade da tua alma, ao passo que tu, não é necessariamente isso que procuras."
(Evágrio do Ponto, monge)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Gradação: resignar-se com a Vontade de Deus; conformar-se com a Vontade de Deus; querer a Vontade de Deus; amar a Vontade de Deus."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-774.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário