terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Catequese diária - 21/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 2,23-28)

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”

25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Santo do dia: Santa Inês.


São João Yi Yun-il.

Santo Epifânio de Pávia.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nós cristãos, pelo Batismo, fomos todos ungidos com a escolha do Senhor, e isso é puro dom. Peçamos hoje ao Espírito Santo que saibamos proteger este dom com fidelidade. Esta é a santidade cristã. #HomiliaSantaMarta

"O sábado não foi estabelecido como uma prova que permita um discernimento entre a vida e a morte, entre a justiça e o pecado, tal como outros preceitos pelos quais 'o homem que os observar viverá' (Lv 18,5), ou morrerá se não os cumprir.  Não, o sábado, no seu tempo, foi dado ao povo tendo em vista o repouso; tal como os homens, os animais também não deviam trabalhar nesse dia (cf Ex 23,12)."
(Afraate, monge e bispo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"De fato, os cristãos — não sem relação com o significado do sábado na tradição hebraica — viram no dia do Senhor também o dia de repouso da fadiga quotidiana. Isto possui um significado bem preciso, ou seja, constitui uma relativização do trabalho, que tem por finalidade o homem: o trabalho é para o homem e não o homem para o trabalho. (...)
É indispensável que o homem não se deixe escravizar pelo trabalho, que não o idolatre, pretendendo achar nele o sentido último e definitivo da vida. É no dia consagrado a Deus que o homem compreende o sentido da sua existência e também do trabalho."
(Papa Bento XVI)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-sabado-foi-feito-para-o-homem-e-nao-o-homem-para-o-sabado/

"São Paulo dá-nos uma receita de caridade fina: 'Alter alterius onera portate et sic adimplebitis legem Christi' - levai uns as cargas dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
- Cumpre-se isto na tua vida?"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-557.htm

"Certamente, diante da fome Jesus deu prioridade à dignidade dos filhos de Deus, sobre uma interpretação formalista, conciliante e interessada pela norma."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/november/documents/papa-francesco_20161105_movimenti-popolari.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário