domingo, 1 de novembro de 2020

Catequese diária - 1°/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 5,1-12a)

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


By Fra Angelico - Originally from en.wikipedia; description page is/was here. Transfer was stated to be made by User:richardprins, Original uploader was Sampo Torgo at en.wikipedia, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3000363

Rezemos pela recuperação do padre ortodoxo grego atacado em Lyon, França.
Rezemos pelos mortos e feridos nos últimos ataques.
Rezemos pelas populações da região do Mar Egeu, que sofreram com um terremoto.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Escolher a pureza, a mansidão e a misericórdia; escolher confiar-se ao Senhor na pobreza de espírito e na aflição; empenhar-se pela justiça e pela paz, significa caminhar contracorrente. Mas este caminho evangélico foi percorrido por todos Santos e Beatos.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Cada santo é uma mensagem que o Espírito Santo extrai da riqueza de Jesus Cristo e dá ao seu povo.

"Rejubilai, nobre companhia, reunida por Deus, assembleia unida de alma e coração, que, animada pelo amor filial e o amor fraterno, replica neste mundo o coro dos anjos! [...] Rejubilai, vós, que trabalhais por Deus [...], gente apostólica. [...] Rejubilai, vós que vos encheis de alegria uns aos outros, tomando cada um como sua a boa fama dos seus irmãos, vós em quem não há inveja, nem rivalidades, nem ciúmes, mas paz, caridade e vida comum; na verdade, não digo que não sejamos atacados [...], mas que não nos deixamos abater pelas maquinações de Satanás."
(São Teodoro Estudita)


"Eis, portanto, o significado da solenidade hodierna: contemplando o exemplo luminoso dos santos, despertar em nós o grande desejo de ser como os santos: felizes por viver próximos de Deus, na sua luz, na grande família dos amigos de Deus. Ser santo significa: viver na intimidade com Deus, viver na sua família.
(...)
A experiência da Igreja demonstra que cada forma de santidade, embora siga diferentes percursos, passa sempre pelo caminho da cruz, pelo caminho da renúncia a si mesmo.
(...)
O exemplo dos santos constitui para nós um encorajamento a seguir os mesmos passos, a experimentar a alegria daqueles que confiam em Deus, porque a única verdadeira causa de tristeza e de infelicidade para o homem é o fato de viver longe de Deus.
A santidade exige um esforço constante, mas é possível para todos porque, mais do que uma obra do homem, é sobretudo um dom de Deus, três vezes Santo (cf. Is 6, 3)."
(Papa Bento XVI)


"Essa tua santa impaciência por servir a Deus não Lhe desagrada. - Mas será estéril se não for acompanhada de um efetivo melhoramento na tua conduta diária."
(São Josemaría Escrivá)


"Tens obrigação de santificar-te. - Tu também. - Alguém pensa, por acaso, que é tarefa exclusiva de sacerdotes e religiosos?
A todos, sem exceção, disse o Senhor: 'Sede perfeitos, como meu Pai Celestial é perfeito'."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário