sábado, 21 de novembro de 2020

Catequese diária - 21/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 12,46-50)

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO TEMPLO


Por Ticiano - Gallerie dell'Accademia, Venice, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3139823

Santo do dia: São Gelásio I, papa.


Beata Maria de Jesus Bom Pastor (Francisca Siedliska).


By Unknown author - [1], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3621661

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje recordamos a Apresentação de Maria no Templo e celebramos o Dia #ProOrantibus. Obrigado, irmãos e irmãs contemplativos, porque vocês são apoio para os fracos, faróis que sinalizam o porto, tochas que iluminam a noite, sentinelas que anunciam o novo dia.

"Na Virgem Maria, a natural intuição feminina é exaltada pela sua união singular com Deus na oração. Por este motivo, lendo o Evangelho, observamos que, às vezes, Ela parece desaparecer, para depois reaparecer nos momentos cruciais: Maria está aberta à voz de Deus que guia o seu coração, que orienta os seus passos onde a sua presença é necessária. Presença silenciosa de mãe e de discípula. Maria está presente porque é Mãe, mas está presente também porque é a primeira discípula, aquela que melhor aprendeu as coisas de Jesus. Maria nunca diz: 'Vinde, resolverei os problemas'. Mas diz: 'Fazei o que Ele vos disser', indicando sempre com o dedo Jesus. Essa atitude é típica do discípulo, e ela é a primeira discípula: reza como Mãe, ora como discípula."
(Papa Francisco)


"O amor à nossa Mãe será sopro que atice em fogo vivo as brasas de virtude que estão ocultas sob o rescaldo da tua tibieza."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário