domingo, 22 de novembro de 2020

Catequese diária - 22/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 25,31-46)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’

40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’

41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’.

44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO


Santo do dia: Santa Cecília.


São Filêmon de Colossos.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje, Domingo de #CristoRei, a Cruz e o Ícone de Maria Salus Populi Romani, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, iniciam uma nova peregrinação que nos conduzirá a Lisboa em 2023. #takeupthecross

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Antes de nos doar o seu amor na cruz, Jesus transmite-nos suas últimas vontades. Ele nos diz que o bem que fizermos a um dos seus irmãos mais pequeninos - famintos, sedentos, estrangeiros, necessitados, doentes e encarcerados - será feito a Ele (Mt 25,37-40). #EvangelhodeHoje

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos jovens, não renunciemos aos grandes sonhos. O Senhor não quer que restrinjamos os horizontes, não nos quer estacionados nas margens da vida, mas correndo para metas elevadas, com júbilo e ousadia. #takeupthecross 

SANTA MISSA PARA A PASSAGEM DA CRUZ DA JMJ

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Basílica de São Pedro, Altar da Cátedra
Domingo, 22 de novembro de 2020


"Isto diz-nos que nós seremos julgados por Deus segundo a caridade, segundo o modo como O tivermos amado nos nossos irmãos, especialmente os mais frágeis e necessitados. Sem dúvida, devemos ter sempre bem presente que somos justificados e salvos pela graça, por um gesto de amor gratuito de Deus, que sempre nos precede; sozinhos, nada podemos fazer. A fé é antes de tudo um dom que recebemos. Mas para que dê fruto, a graça de Deus exige sempre a nossa abertura a Ele, a nossa resposta livre e concreta. Cristo vem trazer-nos a misericórdia de Deus que salva. É-nos pedido que confiemos n’Ele, correspondendo ao dom do seu amor com uma vida boa, feita de gestos animados pela fé e pelo amor."
(Papa Francisco)


"De fato, o reino de Cristo não é deste mundo, mas realiza todo o bem que, graças a Deus, existe no homem e na história. Se pomos em prática o amor ao nosso próximo, segundo a mensagem evangélica, então fazemos espaço para o senhorio de Deus, e o seu reino realiza-se no meio de nós. Se ao contrário, cada um pensa só nos próprios interesses, o mundo vai inevitavelmente em ruínas."
(Papa Bento XVI)


"Se pretendemos que Cristo reine, temos que ser coerentes, começando por entregar-lhe o nosso coração. Se não o fizermos, falar do reinado de Cristo será palavreado sem substância cristã, manifestação externa de uma fé inexistente, manejo fraudulento do nome de Deus para barganhas humanas."
(São Josemaría Escrivá)


"Quando tudo em nós vem dele, isto é, quando já só pensamos como Ele e só queremos o que Ele quer, quando não agimos senão de acordo com a sua vontade e tudo submetemos a seus pés, Ele reina em nós. Tudo aquilo que é próprio e pessoal em nós desaparece, para dar lugar aos pensamentos e aos quereres do Verbo divino. Este domínio de Cristo em nós deve ser completo, e pedimo-lo cem vezes ao dia: 'Venha a nós o vosso Reino!' Que venha, Senhor, esse dia em que reinareis por completo em mim, em que nenhum motivo próprio perturbará o vosso poder em mim, em que eu serei como Vós, inteiramente entregue ao Pai, em que nenhuma inspiração própria contristará em mim a ação do vosso Espírito!"
(Beato Columba Marmion)


Nenhum comentário:

Postar um comentário