quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Catequese diária - 5/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 15,1-10)

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Santo do dia: São Zacarias e Santa Isabel.


By Shakko - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4494817

Beato Mariano de La Mata Aparício.

São Guido Maria Conforti.


Intenção de oração do Papa para novembro:

Rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A oração pelos defuntos, elevada com a confiança de que vivem junto de Deus, espalha os seus benefícios também sobre nós:educa-nos para uma visão verdadeira da vida; abre-nos para a verdadeira liberdade, dispondo-nos para a busca contínua dos bens eternos.

SANTA MISSA EM SUFRÁGIO PELOS CARDEAIS E BISPOS FALECIDOS NO ÚLTIMO ANO

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO


"A ação de Deus é ir sempre em busca dos filhos perdidos e, em seguida, fazer festa e se alegrar com eles por tê-los encontrado. É um desejo ardente: nem mesmo noventa e nove ovelhas podem parar o pastor e mantê-lo fechado no redil. Ele pode raciocinar assim: 'Eu faço o orçamento: noventa e nove, eu perdi uma, então não é uma grande perda'. Mas ele vai à procura daquela, porque cada uma é muito importante para ele e aquela é a mais necessitada, a mais abandonada, o mais rejeitada; e ele vai procurá-la."
(Papa Francisco)


"Ah, que felicidade para nós saber que a misericórdia de Deus é infinita! Que desejo violento não havemos de sentir nascer em nós de nos lançarmos aos pés de um Deus que nos receberá com tanta alegria! Não, se nos condenarmos, não temos desculpa, dado que o próprio Jesus Cristo nos mostra que a sua misericórdia foi sempre suficiente para nos perdoar, qualquer que seja a nossa culpa. [...] Ó meu Deus, como pode alguém consentir em se condenar, quando é tão fácil salvar-se e Jesus Cristo tem um tão grande desejo da nossa salvação?"
(São João Maria Vianney)


"Se cometeste um erro, pequeno ou grande, volta correndo para Deus!
- Saboreia as palavras do salmo: 'Cor contritum et humiliatum, Deus, non despicies' - o Senhor jamais desprezará nem se desinteressará de um coração contrito e humilhado."
(São Josemaría Escrivá)


"Foi realmente para isto que Ele veio ao mundo: para nos falar do Pai; para o dar a conhecer a nós, filhos desviados, e dar novamente aos nossos corações a alegria de pertencer a Ele, a esperança de ser perdoados e restituir à nossa plena dignidade, o desejo de habitar para sempre na sua casa, que também é a nossa casa."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário