segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Catequese diária - 16/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 18,35-43)

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Santo do dia: Santa Gertrudes de Helfta.


Santa Margarida da Escócia.


By Farragutful - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=80814761

Santa Inês de Assis.


Santo Edmundo Rich.


By Nheyob - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50791274

"O Senhor, que o ouviu desde o começo, deixou-o perseverar na sua oração. Contigo, procede da mesma maneira. Jesus apercebe-Se do primeiro apelo da nossa alma, mas espera. Quer que nos convençamos de que precisamos dele; quer que Lhe roguemos, que sejamos teimosos, como aquele cego que estava à beira do caminho, à saída de Jericó. Imitemo-lo. Ainda que Deus não nos conceda imediatamente o que Lhe pedimos, e apesar de muitos procurarem afastar-nos da oração, não cessemos de Lhe implorar."
(São Josemaría Escrivá)


"Quantas vezes vemos nas ruas pessoas doentes, sem comida, e nos sentimos incomodados! Vemos refugiados e isso nos incomoda. É uma tentação que todos temos, até eu. Por vezes, a indiferença e a hostilidade se transformam em agressão e insulto. 'Mandem embora essa gente'. A indiferença e a hostilidade tornam cegos e surdos, impedem de ver os irmãos e não permitem reconhecer neles o Senhor."
(Papa Francisco)


"A partir de outros textos, sabemos também que a condição de cegueira tem um significado denso nos Evangelhos. Representa o homem que tem necessidade da luz de Deus – a luz da fé – para conhecer verdadeiramente a realidade e caminhar pela estrada da vida. Condição essencial é reconhecer-se cego, necessitado desta luz; caso contrário, permanece-se cego para sempre (cf. Jo 9, 39-41)."
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário