sábado, 7 de novembro de 2020

Catequese diária - 7/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 16,9-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

Santo do dia: São Vilibrordo.


São Prosdócimo.

Santo Engelberto de Colônia.



By Andrea Mantegna - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=154491

São Vicente Grossi.


By Lord Sidious 82 - Taken in Rome via camera., CC BY-SA 3.0, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=48287853

Beato Antônio Baldinucci.


By Unknown author - http://santiebeati.it/immagini/?mode=view&album=90402&pic=90402A.JPG&dispsize=Original&start=0, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1783531

Beato Francisco Palau.


Maria, Medianeira da Graça e de todas as Graças

"Em muitos lugares do mundo, celebra-se, no sábado antes do 2º domingo de novembro, a Festa de Nossa Senhora, Medianeira de todas as graças."


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todos podemos dar sem esperar recompensa, fazer o bem sem pretender outro tanto da pessoa que ajudamos. É aquilo que Jesus dizia aos seus discípulos: «Recebestes de graça, dai de graça» (Mt 10, 8). #FratelliTutti

"Purificai a vossa alma e tornai-a pobre, para poderdes entender o apelo do Salvador, que vos repete: 'Vem e segue-Me' (Mc 10,21). Ele é o caminho por onde anda aquele que tem o coração puro; a graça de Deus não entra numa alma estorvada por uma multidão de posses."
(São Clemente de Alexandria)


"O discernimento não é necessário apenas em momentos extraordinários, quando temos de resolver problemas graves ou quando se deve tomar uma decisão crucial; mas é um instrumento de luta, para seguir melhor o Senhor. É-nos sempre útil, para sermos capazes de reconhecer os tempos de Deus e a sua graça, para não desperdiçarmos as inspirações do Senhor, para não ignorarmos o seu convite a crescer. Frequentemente isto decide-se nas coisas pequenas, no que parece irrelevante, porque a magnanimidade mostra-se nas coisas simples e diárias. Trata-se de não colocar limites rumo ao máximo, ao melhor e ao mais belo, mas ao mesmo tempo concentrar-se no pequeno, nos compromissos de hoje. Por isso, peço a todos os cristãos que não deixem de fazer cada dia, em diálogo com o Senhor que nos ama, um sincero exame de consciência. Ao mesmo tempo, o discernimento leva-nos a reconhecer os meios concretos que o Senhor predispõe, no seu misterioso plano de amor, para não ficarmos apenas pelas boas intenções."
(Papa Francisco)


"'Divitiae, si affluant, nolite cor apponere' - Se vierem às tuas mãos as riquezas, não queiras pôr nelas o teu coração. - Anima-te a empregá-las generosamente. E, se for preciso, heroicamente.
- Sê pobre em espírito!"
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário