terça-feira, 3 de novembro de 2020

Catequese diária - 3/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 14,15-24)

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.

18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.

21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.

22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.

Santo do dia: São Martinho de Lima.


Por Areyes108 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19081942

Santa Sílvia.


São Pirmino de Hornbach.


By Alex - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=309997

Santo Ermengol.

Santa Alpaíde de Cudot.


Beato Simão Ballachi.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Expresso dor e consternação pelo ataque terrorista em #Viena e rezo pelas vítimas e seus familiares. Chega de violência! Construamos juntos paz e fraternidade. Só o amor apaga o ódio

"E no caminho da vida, muitas vezes estaremos diante desta escolha, desta opção: ou a gratuidade do Senhor, estar com Ele, se encontrar com o Senhor, ou fechar-me nas minhas coisas, no meu interesse."
(Papa Francisco)


"Na verdade, depois de Cristo ter sido imolado, a entrada no Reino é a sua Paixão.
A propósito desta, a Igreja ou o homem justo, que entrou na ceia da penitência e vai entrar no festim da glória, declara [...]: 'O Senhor é o meu protetor; Ele me salvou porque me ama' (cf Sl 17, 19-20). Estendendo os seus braços na cruz, o Senhor tornou-Se meu protetor na sua Paixão; libertou-me com o  envio do Espírito Santo; salvou-me dos ataques dos meus inimigos, porque quis que eu entrasse no festim da vida eterna."
(Santo Antônio)


"Isto não é coação? Não é usar de violência contra a legítima liberdade de cada consciência?
Se meditarmos o Evangelho e ponderarmos os ensinamentos de Jesus, não confundiremos essas ordens com a coação. Vejamos de que modo Cristo insinua sempre: Se queres ser perfeito..., se alguém quiser vir após mim... Esse compelle intrare - obriga-os a entrar - não significa violência física ou moral; reflete o ímpeto do exemplo cristão, que por sua vez manifesta na sua atuação a força de Deus: Vede como o Pai atrai: deleita ensinando, não impondo a necessidade. É assim que atrai para si."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário