quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Catequese diária - 19/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 19,41-44)

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Santo do dia: São Roque González e companheiros mártires.


Por http://www.posadas.gov.ar/staticpages/index.php?page=20050518120602950, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1243309

Santa Matilde de Hackeborn.


By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/ba/62/7aef3c2b091ecbdd80b2392ce3c4.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0033327.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/qmk2cqgs CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36608870

Santo Abdias, profeta.


By 18 century icon painter - Iconostasis of Transfiguration church, Kizhi monastery, Karelia, north Russia, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3235588

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A terra e os seus pobres têm urgente necessidade de uma economia saudável e de um desenvolvimento sustentável. Por isso, somos chamados a rever os nossos esquemas mentais e morais, para que estejam em conformidade com os mandamentos de Deus e com as exigências do bem comum.

"O Senhor continua a bater à porta de cada um de nós e da sua Igreja, dos pastores da Igreja. Sim, a porta do nosso coração, da Igreja, dos pastores não se abre. O Senhor chora também hoje."
(Papa Francisco)


"Aqui, deparamo-nos num dos pontos cruciais da teologia da história: o drama do amor fiel de Deus na pessoa de Jesus que 'veio ao que era seu e os seus não o receberam' (Jo 1, 11). À luz de toda a Bíblia, esta atitude de hostilidade, ambiguidade ou superficialidade está a representar a de cada homem e a do 'mundo' no sentido espiritual quando se fecha ao mistério do verdadeiro Deus, o qual vem ao nosso encontro com a desarmante mansidão do amor. Jesus, o 'rei dos judeus' (cf. Jo 18, 37), é o Deus da misericórdia e da fidelidade; Ele quer reinar no amor e na verdade e pede-nos para que nos convertamos, abandonemos as más ações e percorramos decididamente o caminho do bem."
(Papa Bento XVI)


"Precisamos cultivar as boas disposições, o desejo de nos transformarmos a sério, de não brincar com a graça do Senhor."
(São Josemaría Escrivá)


"Dois amores construíram duas cidades: o amor de si próprio até ao desprezo de Deus fez a cidade terrestre; o amor de Deus até ao desprezo de si próprio, a cidade celeste. Uma gloria-se a si própria; a outra ao Senhor."
(Santo Agostinho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário