quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Catequese diária - 4/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 14,25-33)

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

Santo do dia: São Carlos Borromeu.


By Attributed to Giovanni Ambrogio Figino - Pinacoteca Ambrosiana (current version)Museo Diocesano di Milano (arteecarte.it,italian) (Uploaded by User:Lupo to en.wikipedia), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=78502

São Félix de Valois.


Santa Modesta de Trier.

Beata Teresa Manganiello.

Beata Helena Enselmini.

"O afeto de um pai, a ternura de uma mãe, a amizade meiga entre irmãos e irmãs, tudo isto, mesmo sendo muito bom e legítimo, não pode ser anteposto a Cristo. Não significa que Ele nos quer sem coração ou privados de reconhecimento, ao contrário, mas que a condição do discípulo requer uma relação prioritária com o mestre. Qualquer discípulo, seja ele um leigo, uma leiga, um sacerdote, um bispo: a relação prioritária."
(Papa Francisco)


"Eu sinto que […] o que agrada a Deus na minha alma é Ele ver que amo a minha pequenez e a minha pobreza, é a esperança cega que tenho na sua misericórdia. Esse é o meu único tesouro. […]
Minha querida irmã […], perceba que, para amar Jesus, […] quanto mais fracos somos, sem desejos nem virtudes, mais preparados estamos para as operações deste Amor consumidor e transformador. Basta o simples desejo de ser vítima, mas é preciso querer ser pobre e desvalido, e isso é difícil porque 'onde encontrarei o verdadeiro pobre em espírito?'"
(Santa Teresinha)


"Para chegar a Deus, Cristo é o caminho. Mas Cristo está na Cruz; e, para subir à Cruz, é preciso ter o coração livre, desprendido das coisas da terra."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário