segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Catequese diária - 10/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 1,14-20)

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”

16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.

19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

Santo do dia: Beato Gonçalo de Amarante.


Beato Gregório X, Papa.


Santa Francisca de Sales Aviat (Leônia Aviat).


Beata Maria das Dores Rodríguez Sopeña.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O profeta Jeremias lembra que Deus tem, a nosso respeito, «desígnios de prosperidade e não de calamidade, de garantir um futuro de esperança» (29, 11). Por isso, não devemos ter medo de abrir espaço para a paz na nossa vida, cultivando o diálogo e a fraternidade entre nós.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A questão migratória, bem como a pandemia e as mudanças climáticas mostram claramente que ninguém se pode salvar sozinho, ou seja, os grandes desafios do nosso tempo são todos globais. 

DISCURSO DO PAPA FRANCISCO
AOS MEMBROS DO CORPO DIPLOMÁTICO
ACREDITADO JUNTO À SANTA SÉ   

Sala das Bênçãos
Segunda-feira, 10 de janeiro de 2022


"Invoca o Espírito Santo no exame de consciência, para conheceres mais a Deus, para te conheceres a ti mesmo, e assim poderes converter-te em cada dia."
(São Josemaría Escrivá)


"O anúncio de Pedro e dos Apóstolos não é feito apenas com palavras; a fidelidade a Cristo toca a sua vida, que se modifica e recebe uma nova direção, e é precisamente com a sua vida que dão testemunho da fé e anunciam a Cristo. […] Isto vale para todos: o Evangelho tem de ser anunciado e testemunhado. Cada um deveria interrogar-se: como testemunho a Cristo com a minha fé? Tenho a coragem de Pedro e dos outros Apóstolos para pensar, decidir e viver como cristão, obedecendo a Deus?"
(Papa Francisco)


"Muitas conversões, muitas decisões de entrega ao serviço de Deus foram precedidas de um encontro com Maria. Nossa Senhora fomentou os desejos de procura, ativou maternalmente as inquietações da alma, fez ansiar por uma mudança, por uma vida nova. E, assim, aquele fazei o que Ele vos disser converteu-se em realidades de amorosa entrega, em vocação cristã que ilumina desde então toda a nossa vida."
(São Josemaría Escrivá)


"Na medida em que o nosso mundo quer estar em ruptura com Deus, ou prefere passar sem Deus, organizar-se sem Deus, Deus torna-se uma novidade para Ele, o Deus dos evangelhos volta a ser uma novidade.
(...)
O cristão é, para os seus irmãos, um homem que ama as coisas do mundo pelo seu valor e na sua realidade, mas é também um homem que prefere a todas estas coisas o Deus em quem crê. E esta sua preferência leva-o a fazer determinadas opções, pelas quais escolhe o Deus invisível.
(...)
Quando os homens ignoram que Deus é o seu bem, não podemos alinhar com a sua ignorância e a sua miséria. Para além de acreditar, temos de compreender que o Deus vivo do evangelho pode ser para eles uma grande boa nova!"
(Venerável Madaleine Delbrêl)



By Rvalette - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17541357

Nenhum comentário:

Postar um comentário