quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Catequese diária - 6/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 4,14-22a)

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

EPIFANIA DO SENHOR

DIA DOS REIS MAGOS


Santo do dia: São Carlos de Sezze.


Por Antonio Sicurezza - Picture of the painting, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=49842108

Você está deixando Jesus em segundo lugar na sua vida? (padre Leonardo Wagner):


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os Magos regressam «por outro caminho» (Mt 2, 12): provocam-nos a percorrer estradas novas. É a criatividade do Espírito, que faz sempre coisas novas. #Epifania

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Tendo chegado ao destino, os Magos prostram-se e adoraram o Menino. A viagem da fé só encontra ímpeto e cumprimento na presença de Deus. Não esqueçamos a Adoração, detenhamo-nos diante da Eucaristia, deixemo-nos transformar por Jesus. #Epifania

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os Magos desafiam Herodes. Ensinam-nos que temos necessidade duma fé corajosa que não tenha medo de desafiar as lógicas obscuras do poder, tornando-se semente de justiça e fraternidade numa sociedade onde, ainda hoje, muitos “herodes” massacram pobres e inocentes. #Epifania

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Oxalá todos nós sejamos na Igreja o que já somos em virtude do Batismo: profetas, testemunhas, missionários do Senhor! Com a força do Espírito Santo e até aos extremos confins da terra. 

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
PAPA FRANCISCO
PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2022

[23 de outubro de 2022]

«Sereis minhas testemunhas» (At 1, 8)


"Eles acolhem o Senhor não como o imaginavam, mas como ele é, pequeno e pobre. A prostração deles é o sinal daqueles que colocam de lado suas próprias ideias e dão espaço a Deus.
(...)
Como está minha humildade? Estou convencido de que o orgulho está impedindo meu progresso espiritual? Será que sei colocar de lado meu próprio ponto de vista para abraçar o de Deus e dos outros? E, por fim: eu rezo e adoro somente quando preciso de algo, ou faço isso constantemente porque acredito que sempre preciso de Jesus?"
(Papa Francisco)


"O próprio Jesus é o 'hoje' da salvação na história, porque leva a cumprimento a plenitude da redenção."
(Papa Bento XVI)


"É um movimento que parte do Pai e, com a força do Espírito, impele a levar a Boa-Nova aos pobres, tanto no sentido material como espiritual. A Igreja é o instrumento primordial e necessário desta obra de Cristo, uma vez que está unida a Ele como o corpo à cabeça. 'Como o Pai me enviou, também eu vos envio' (Jo 20,21). Estas foram as palavras do Senhor Ressuscitado aos seus discípulos, que soprando sobre eles disse: 'Recebei o Espírito Santo' (v. 22)."
(Papa Bento XVI)


"Contam de uma alma que, ao dizer ao Senhor na oração: 'Jesus, eu Te amo', ouviu esta resposta do Céu: 'Obras é que são amores, não as boas palavras'.
Pensa se por acaso não merecerás tu também esta carinhosa censura."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário