sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Catequese diária - 21/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 3,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Santo do dia: Santa Inês.


By Nheyob - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34473328

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra aproxima-nos de Deus. Levemo-la sempre conosco, num lugar onde nos lembremos de lê-la diariamente, de tal modo que, no meio de tantas palavras que chegam aos nossos ouvidos, algum versículo da #PalavradeDeus chegue ao coração.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A unidade que Jesus implorou, que certamente requer a liberdade madura de opções fortes, renúncias e sacrifícios, é a premissa para que o mundo creia. #Oração #UnidadedosCristãos

Você conhece os 3 graus do amor a Deus?


"O fato de que Jesus chame alguns discípulos a colaborar diretamente para a sua missão manifesta um aspecto do seu amor: ou seja, Ele não desdenha a ajuda que outros homens podem oferecer à sua obra; conhece os seus limites, as suas debilidades, mas não os despreza; aliás, confere-lhes a dignidade de ser seus enviados."
(Papa Bento XVI)


"Um apóstolo é uma pessoa que é mandada, é enviada a fazer alguma coisa e os Apóstolos foram escolhidos, chamados e enviados por Jesus para continuar a sua obra, para orar – é o primeiro trabalho de um apóstolo – e, segundo, anunciar o Evangelho. Isso é importante porque quando pensamos nos Apóstolos poderíamos pensar que foram somente anunciar o Evangelho, fazer tantas obras.
(...)
Eu rezo pela salvação do mundo? Anuncio o Evangelho? Esta é a Igreja apostólica! É uma ligação constitutiva que temos com os Apóstolos."
(Papa Francisco)


"O mesmo Senhor, porém, para que formassem um corpo, no qual 'nem todos os membros têm a mesma função' (Rom 12,4), constituiu, de entre os fiéis, alguns como ministros que, na sociedade dos crentes, possuíssem o sagrado poder da ordem para oferecer o sacrifício, perdoar os pecados e exercer oficialmente o ofício sacerdotal em nome de Cristo, a favor dos homens. E assim, enviando os apóstolos como Ele tinha sido enviado pelo Pai (cf Jo 20,21), Cristo, através dos mesmos apóstolos, tornou participantes da sua consagração e missão os sucessores deles, os bispos, cujo cargo ministerial, em grau subordinado, foi confiado aos presbíteros, para que, constituídos na ordem do presbiterado, fossem cooperadores da ordem do episcopado para o desempenho perfeito da missão apostólica confiada por Cristo."
(Concílio Vaticano II, decreto "Presbyterorum ordinis")


Nenhum comentário:

Postar um comentário