quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Catequese diária - 19/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 3,1-6)

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Santo do dia: Santos Mário, Marta, Audifax e Abaco.

São João de Ravena.

São Remígio de Rouen.


By Giogo - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21587340

Do amor não se tira férias:

"De um ponto de vista espiritual, no entanto, este episódio nos revela, sob a imagem da mão ressequida, a nossa incapacidade de amar e praticar o bem como convém à salvação. É só com o auxílio da graça de Cristo, sem o qual nada podemos fazer (cf. Jo 15, 5), que nos tornamos capazes de realizar aquelas obras de justiça que o Pai tanto deseja recompensar."


A ternura por trás da raiva:

"É uma cegueira perante a ação da misericórdia de Deus, que vai além dos limites que os fariseus queriam impor-lhe através da regulamentação excessiva da prática religiosa."

A caridade é a maior de todas as virtudes:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pela população de Tonga, atingida nos últimos dias pela erupção de um vulcão que causou grandes danos materiais. Imploremos ao Senhor que alivie o sofrimento desses irmãos e irmãs.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje #RezemosJuntos por quem está na prisão. Que a ternura de Deus os alcance em seu caminho de reparação e retorno à sociedade, e suscite em cada um de nós um forte desejo de conversão. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A ternura não é uma questão emocional ou sentimental: é a experiência de sentir-se amados e acolhidos mesmo em nossa pobreza e miséria e, portanto, transformados pelo amor de Deus. #AudiênciaGeral

"Os obstinados não dialogam, não sabem, porque se defendem sempre com as ideias, são ideólogos. E as ideologias quanto mal fazem para o povo de Deus, quanto mal! Porque fecham a atividade do Espírito Santo."
(Papa Francisco)



By Pierre Parrocel - Sergey Prokopenko, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22738481

Nenhum comentário:

Postar um comentário