segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Catequese diária - 17/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 2,18-22)

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

Santo do dia: Santo Antão.


Santa Rosalina de Villeneuve.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

É o amor que muda: as coisas comuns, quando feitas com amor, se tornam extraordinárias.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O primeiro sinal de que Jesus realiza não é uma cura extraordinária ou um prodígio no templo de Jerusalém, mas um gesto que atende a uma necessidade simples e concreta das pessoas comuns. É assim que Deus gosta de agir. #EvangelhodeHoje (Jo 2,1-11)

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelas pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações em várias regiões do Brasil nas últimas semanas, especialmente pelas vítimas e seus familiares e por quem perdeu a moradia.

"Ao dizê-lo, Cristo revela a sua identidade de Messias, Esposo de Israel, vindo para as núpcias com o seu povo. Aqueles que O reconhecem e O acolhem com fé estão em festa. No entanto, Ele deverá ser rejeitado e morto precisamente pelos seus: naquele momento, durante a sua paixão e a sua morte, chegará a hora do luto e do jejum."
(Papa Bento XVI)


"'Nunc coepi!' - agora começo! É o grito da alma apaixonada que, em cada instante, quer tenha sido fiel, quer lhe tenha faltado generosidade, renova o seu desejo de servir - de amar! - o nosso Deus com uma lealdade sem brechas."
(São Josemaría Escrivá)


"O Senhor lhe ofereceu o vinho novo, mas você não mudou os odres, você não mudou. A mundanidade, a mundanidade é o que estraga muitas pessoas, muitas pessoas! Pessoas boas, mas entram neste espírito de vaidade, de orgulho, de serem vistas … Não há humildade e humildade faz parte do estilo cristão. Devemos aprender isto de Jesus, de Nossa Senhora, de São José, eles eram humildes.
(...)
E este é o nosso estilo, as Bem-aventuranças são os odres novos, são o caminho para chegar."
(Papa Francisco)


"Queres que te mostre que jejum deves praticar? Jejua do pecado, não tomes qualquer alimento de maldade, não aceites refeições de volúpia, não te aqueças com o vinho da luxúria. Jejua das más ações, abstém-te de palavras invejosas, guarda-te de maus pensamentos.
(...)
Ao dizer isto, não quero aconselhar-te a relaxares as rédeas da abstinência cristã, visto que temos os dias da quaresma que são consagrados aos jejuns. 
(...)
Pois como havemos de guardar a castidade, se ela não estiver sustentada no rigoroso apoio da abstinência? 
(...)
Com efeito, encontramos a seguinte afirmação numa carta: «Feliz o que jejua também para alimentar o pobre»: o seu jejum é muito agradável a Deus e, na verdade, é extremamente digno, pois imita Aquele que deu a vida pelos seus irmãos."
(Orígenes)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Robert Valette - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9725661

Nenhum comentário:

Postar um comentário