segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Catequese diária - 3/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 4,12-17.23-25)

Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.

17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.

SANTÍSSIMO NOME DE JESUS


By Jastrow - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1698457

Santo do dia: Santa Genoveva.

By Jean-Joseph Balechou - Fogg Art Museum, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56707417

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O #Natal nos convida a refletir sobre o drama da história, na qual os homens, feridos pelo pecado, buscam a verdade, a misericórdia, a redenção; e sobre a bondade de Deus, que veio ao nosso encontro para nos comunicar a Verdade que salva e nos tornar partícipes da sua Vida.

"É a missão de Jesus: levar a luz. E a missão dos apóstolos é levar a luz de Jesus. Iluminar. Porque o mundo estava nas trevas.

Mas o drama,  é que a luz de Jesus foi rejeitada. Já no início do Evangelho, João o diz claramente: 'Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Eles amavam mais as trevas do que a luz' (cf. Jo 1, 9-11). Habituar-se às trevas, viver na escuridão: não sabem aceitar a luz, não podem; são escravos das trevas. E esta será a luta de Jesus, que continua: iluminar, levar a luz que nos mostra tudo como é, como está; mostra-nos a liberdade, a verdade, o caminho por onde ir, com a luz de Jesus."

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2020/documents/papa-francesco-cotidie_20200506_dalletenebreinteriori-allalucedicristo.html

"Desde a nossa primeira decisão consciente de vivermos integramente a doutrina de Cristo, não há dúvida de que avançamos muito no caminho da fidelidade à sua Palavra. Mas não é verdade que ainda restam tantas coisas por fazer? Não é verdade que resta sobretudo tanta soberba?"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-6.htm

"Os quatro Evangelistas testemunham de maneira concorde que a libertação de doenças e enfermidades de todos os tipos constituiu, juntamente com a pregação, a principal atividade de Jesus na sua vida pública. Com efeito, as doenças são um sinal da obra do Mal no mundo e no homem, enquanto as curas demonstram que o Reino de Deus, o próprio Deus, está próximo. Jesus Cristo veio para derrotar o Mal pela raiz, e as curas constituem uma antecipação da sua vitória, alcançada com a sua Morte e Ressurreição."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120205.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário