terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Catequese diária - 11/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 1,21b-28)

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”

26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

Santo do dia: Santo Higino, Papa.


Beato Bernardo Scammacca.

By Effems - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=86916367

Diabo, um inimigo sorrateiro:

Muitos, porém, já não creem hoje na existência do demônio, e talvez seja essa a sua maior vitória nestes tempos — vitória que, sabemos, é apenas parcial e temporária, pois a guerra já a ganhou Nosso Senhor. 

https://padrepauloricardo.org/episodios/diabo-um-inimigo-sorrateiro

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Muitas vezes, olhando para a nossa vida, vemos só o que nos falta e não pensamos no bem e nos talentos que possuímos. Mas Deus confiou-no-los, porque confia em nós e pede que nos empenhemos no tempo presente sem nostalgia do passado, mas na diligente expectativa do seu regresso.

"Este espírito imundo conhece a potência de Jesus e proclama a sua santidade. Jesus o repreende, dizendo-lhe: 'Cala-te e sai dele!' Essas poucas palavras de Jesus são suficientes para obter a vitória sobre satanás, que sai daquele homem sacudindo-o e dando um grande frito, segundo o Evangelho."

"Assim, se manifesta o projeto de Deus com palavras e com a força das obras."

(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-01/papa-no-angelus--jesus-mestre-poderoso-em-palavras-e-obras.html

"Temos de fomentar em nossas almas um verdadeiro horror ao pecado. Senhor - repete-o de coração contrito -, que eu não Te ofenda mais! Mas não te assustes ao notares o lastro do pobre corpo e das humanas paixões: seria tolo e ingenuamente pueril que descobrisses agora que “isso” existe. A tua miséria não é obstáculo, mas acicate para que te unas mais a Deus, para que O procures com constância, porque Ele nos purifica."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-5.htm

"A autoridade divina não é uma força da natureza. É o poder do amor de Deus que cria o universo e, encarnando-se no Filho Unigênito, descendo à nossa humanidade, purifica o mundo corrompido pelo pecado.

(...)

Muitas vezes, para o homem a autoridade significa posse, poder, domínio e sucesso. Para Deus, ao contrário, a autoridade significa serviço, humildade e amor; significa entrar na lógica de Jesus, que se inclina para lavar os pés aos discípulos (cf. Jo 13, 5), que procura o verdadeiro bem do homem, que cura as feridas, que é capaz de um amor tão grande que O leva a dar a sua vida, porque é Amor."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120129.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário