domingo, 9 de janeiro de 2022

Catequese diária - 9/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 3,15-16.21-22)

Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

FESTA DO BATISMO DO SENHOR

By Unknown author - Ancient Icon, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66623746

Santo do dia: Santo Adriano da Cantuária.

São Marcelino de Ancona.

Beata Júlia della Rena.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelas vítimas das manifestações nos dias passados no Cazaquistão e por seus familiares. Faço votos de que se restabeleça o quando antes a harmonia social através da busca do diálogo, da justiça e do bem comum.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Somos de Cristo, fomos enxertados Nele através do Batismo; em nós há a Sua presença, há a Sua luz, há a Sua vida. Caminhemos, portanto, com alegria e esperança, sustentados pela sua Palavra: é Palavra de vida. #BatismodoSenhor

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Quando rezamos, o Pai nos diz o mesmo que disse a Jesus no #EvangelhodeHoje: "Tu és o meu Filho amado" (Lc 3, 22). Esta filiação começou no dia do Batismo, que nos imergiu em Cristo e nos tornou filhos amados do Pai. #BatismodeJesus

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O #EvangelhodeHoje nos mostra o #BatismodeJesus. Ele, que é o Filho de Deus e o Messias, vai até às margens do rio Jordão e se faz batizar: coloca-se em fila com os pecadores, compartilha o nosso destino, desce ao rio como na história ferida da humanidade para redimi-la.

"O Senhor, por meio do Batismo, pôs na tua alma um selo indelével: és filho de Deus.

Menino: não te inflamas em desejos de fazer com que todos O amem?"

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-batismo-do-senhor-no-jordao/

"João está a batizar e Jesus aproxima-Se. Talvez tenha em vista santificar aquele por quem vai ser batizado; mas o certo é que Ele quer sepultar nas águas todo o velho Adão. (...) Jesus sobe das águas, elevando consigo o mundo inteiro, e vê abrirem-se os céus de par em par, aqueles céus que Adão tinha fechado para si e para a sua posteridade, do mesmo modo que tinha feito encerrar e guardar com a espada de fogo a entrada do paraíso terreal."

(São Gregório Nazianzeno)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Como pessoas adultas, comprometemo-nos em haurir das fontes boas, para o nosso bem e para o bem daqueles que são confiados à nossa responsabilidade, em particular vós, estimados pais, padrinhos e madrinhas, para o bem destas crianças. E quais são 'as fontes da salvação'? São a Palavra de Deus e os Sacramentos. Os adultos são os primeiros que devem alimentar-se nestas fontes, para poder orientar os mais jovens no seu crescimento. Os pais devem dar muito, mas para poderem dar, têm necessidade por sua vez de receber, caso contrário esvaziam-se, esgotam-se. Os pais não são a fonte, como também nós sacerdotes não constituímos a fonte: somos sobretudo como canais, através dos quais deve passar a linfa vital do amor de Deus. Se nos separássemos da nascente, nós mesmos seríamos os primeiros a ressentir negativamente e já não seríamos capazes de educar os outros."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120108_battesimo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário