domingo, 23 de janeiro de 2022

Catequese diária - 23/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21)

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.

3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.

Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.

15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.

16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Santo do dia: Santo Ildefonso de Toledo.


Por El Greco - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110251712

São João Esmoler.


Por Schuppi - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74402284

Não viva uma vocação que Deus não quer para você:


Papa: que exemplo heroico de mártires salvadorenhos suscite corajosos agentes de fraternidade e paz

No sábado, 22 de janeiro, foram beatificados em El Salvador o padre jesuíta Rutilio Grande García, o padre franciscano Cosme Spessotto e os leigos Manuel Solórzano e Nelson Lemus. A celebração foi presidida pelo cardeal Gregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador, em nome do Papa Francisco.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra de Deus alimenta e renova a fé: voltemos a colocá-la no centro da oração e da vida espiritual! #DomingodaPalavra

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No centro da vida do povo santo de Deus e do caminho da fé, não estamos nós com as nossas palavras. No centro, está Deus com a sua Palavra. #DomingodaPalavra

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Acompanho com preocupação o aumento das tensões que ameaçam infligir um novo golpe à paz na Ucrânia e colocam em discussão a segurança no continente europeu. Por isso proponho que a próxima quarta-feira, 26 de janeiro, seja um dia de oração pela paz.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#A PalavradeDeus é o farol que guia o caminho sinodal iniciado em toda a Igreja. Enquanto nos empenhamos em escutar-nos uns aos outros, com atenção e discernimento, ouçamos juntos a Palavra de Deus e o Espírito Santo. #Synod

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Por obra do Espírito Santo, a Palavra de Deus veio habitar no meio de nós e quer habitar em nós, para satisfazer os nossos anseios e curar as nossas feridas. #DomingodaPalavra

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

SANTA MISSA

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO


"O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas: fome de intimidade com o Mestre; preocupação constante pelas almas; perseverança que nada faz desfalecer."
(São Josemaría Escrivá)


"Pedro, tomando a palavra, atribui a Jesus o título maior com que O podia designar: 'Tu és o Messias' (Mt 16, 16), isto é, o Ungido, o Consagrado de Deus. Apraz-me saber que foi o Pai a inspirar esta resposta a Pedro, que via como Jesus 'ungia' o seu povo. Jesus, o Ungido que caminha, de aldeia em aldeia, com o único desejo de salvar e levantar quem era tido por perdido."
(Papa Francisco)


"A oração, sustentada pelo Espírito de Cristo que fala no íntimo de nós mesmos, jamais permanece fechada em si própria, nunca é uma oração apenas para mim, mas abre-se à partilha dos sofrimentos do nosso tempo, dos outros. Torna-se intercessão pelo próximo, e deste modo libertação de mim mesmo, canal de esperança para toda a criação, expressão daquele amor de Deus, que é derramado nos nossos corações através do Espírito que nos foi comunicado (cf. Rm 5, 5). E precisamente este é um sinal de uma oração verdadeira, que não termina em nós mesmos, mas abre-se aos outros e assim liberta-me, e deste modo contribui para a redenção do mundo."
(Papa Bento XVI)


"Peçamos ao Senhor que nos dê esta consciência de que não se pode ser cristãos sem caminhar com o Espírito Santo, sem agir com o Espírito Santo, sem deixar que o Espírito Santo seja o protagonista da nossa vida."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário