terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Catequese diária - 18/01/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 2,23-28)

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”

25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Santo do dia: Santa Margarida da Hungria.


Beata Regina Protmann.


By Lestat (Jan Mehlich) - Own work, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1138060

Beata Maria Teresa (Maria Joana Fasce).


By Jordiferrer - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56177943

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Assim como os Magos, vindos do Oriente a Belém para honrar o Rei Messias, também nós cristãos, na diversidade de nossas confissões e tradições, estamos a caminho rumo à plena unidade. #RezemosJuntos e mantenhamos o olhar fixo em Jesus, nosso único Salvador. #UnidadeDosCristãos

Um tempo consagrado a Deus:

"O descanso de domingo e as horas reservadas à oração e às práticas de piedade durante a semana são, antes de tudo, para Deus, para amá-lo e servi-lo com nossa inteligência e vontade, não como quem cumpre uma lista de deveres aborrecidos, mas como quem tem a Lei inscrita bem fundo no próprio coração."


"No tempo da contemplação, convém-nos ficar em casa, não sair atrás de desejos interditos, mas centrarmos a nossa atenção, 'pela pureza do coração' [em palavras de São Bento], para pensarmos apenas em Deus e só a Ele amarmos."
(Balduíno de Ford, abade e bispo)


"Também hoje o Senhor nos convida a evitar o perigo de dar mais importância à forma do que à substância. Exorta-nos a reconhecer, sempre de novo, aquele que é o verdadeiro centro da experiência de fé, ou seja, o amor de Deus e o amor do próximo, purificando-a da hipocrisia do legalismo e do ritualismo."
(Papa Francisco)


"A tua caridade deve adequar-se, ajustar-se, às necessidades dos outros...; não às tuas."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário