terça-feira, 11 de outubro de 2022

Catequese diária - 11/10/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 11,37-41)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— A Palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hb 4,12)

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

Santo do dia: São João XXIII.


Santo Alexandre Sauli.


By Robert Kosek - barnabiteholiness.org, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27189633

"Como bom mestre que é, Jesus ensina-nos a limpar as manchas do corpo, dizendo: 'Dai antes de esmola o que estará dentro e tudo para vós ficará limpo'. Vedes de quantos remédios dispomos? A misericórdia purifica-nos. A palavra de Deus também nos purifica, como está escrito: 'Vós estais limpos, devido à palavra que vos tenho dirigido' (Jo 15,3)."
(Santo Ambrósio de Milão)


"Purificação! Tu e eu, sim, é que precisamos de purificação! Expiação, e, acima da expiação, o Amor. - Um amor que seja cautério, que abrase a imundície da nossa alma, e fogo que incendeie com chamas divinas a miséria do nosso coração."
(São Josemaria Escrivá)


"Tenham cuidado com os rígidos. Tenham cuidado com os cristãos – sejam eles leigos, padres, bispos – que se apresentam como 'perfeitos', rígidos. Tenham cuidado. Não há o Espírito de Deus ali. Falta o espírito da liberdade. E tenhamos cuidado com nós mesmos, porque isso deve nos levar a pensar em nossa vida. Eu procuro olhar somente para as aparências? E não mudo o coração? Não abro o meu coração à oração, à liberdade da oração, à liberdade da esmola, à liberdade das obras de misericórdia?"
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário