sábado, 15 de outubro de 2022

Catequese diária - 15/10/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 12,8-12)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

Santo do dia: Santa Teresa de Ávila.


Por Nheyob - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34473350

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Tudo na Igreja nasce na oração, e tudo cresce graças à oração.

Nada te perturbe (poema de Santa Teresa de Ávila):


O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?


"Anunciando o Evangelho aos povos, dê a conhecer confiadamente o mistério de Cristo, do qual é legado, de maneira que ouse falar dele como convém (cf Ef 6,19), sem se envergonhar do escândalo da cruz. Seguindo os passos do seu Mestre, manso e humilde de coração, mostre que o seu jugo é suave e leve a sua carga (cf Mt 11,29). Mediante uma vida verdadeiramente evangélica, com muita paciência, longanimidade, suavidade e caridade sincera, dê testemunho do seu Senhor até à efusão do sangue, se for necessário. E Deus lhe dará virtude e força para descobrir a abundância de gozo que se encerra na grande prova da tribulação e da pobreza absoluta."
(Concílio Vaticano II, decreto "Ad gentes")


"Não deves assustar-te de que vejam os teus defeitos pessoais, os teus e os meus. Eu tenho o prurido de publicá-los, contando a minha luta pessoal, a minha ânsia de retificar o meu comportamento neste ou naquele ponto da minha luta por ser leal ao Senhor. O esforço por desterrar e vencer essas misérias será já um modo de indicar as sendas divinas: primeiro, e apesar dos nossos erros visíveis, com o testemunho da nossa vida; depois, com a doutrina, como Nosso Senhor, que coepit facere et docere, que começou a fazer e a ensinar; começou pelas obras, e só mais tarde é que se pôs a pregar."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário