domingo, 9 de outubro de 2022

Catequese diária - 9/10/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 17,11-19)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus convosco em Cristo Jesus (1Ts 5,18)

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

Santo do dia: São João Leonardo.


Por Emmanuel Laffon - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2772974

São John Henry Newman.


São Dionísio (Dênis) de Paris.


Por Dobroš - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=61831917

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A fé cristã sempre nos pede para caminhar juntos com os outros, para sair de nós mesmos rumo a Deus e aos irmãos. E a saber agradecer, vencendo a insatisfação e a indiferença que embrutecem nossos corações. #Evangelhodehoje (Lc 17, 11-19)

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O irmão salesiano Artêmides Zatti, cheio de gratidão pelo que recebeu, disse seu "obrigado" assumindo as feridas dos outros: curado da tuberculose, dedicou toda a sua vida a cuidar dos enfermos com amor e ternura.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Bispo Scalabrini, #paidosmigrantes, olhava mais além, olhava para frente, para um mundo e uma Igreja sem barreiras, sem estrangeiros; convencido de que no caminhar comum daqueles que emigram é preciso não ver só problemas, mas também um desígnio da Providência.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Incluir sempre: na Igreja quanto na sociedade, ainda caraterizada por tantas desigualdades e marginalizações. Incluir todos. Hoje, no dia em que Scalabrini se torna santo, penso nos migrantes: a exclusão dos migrantes é escandalosa, é pecaminosa, é criminosa.

O Papa na missa de canonização: caminhar juntos, a exclusão dos migrantes é criminosa


OS NOVOS CANONIZADOS

São João Batista Scalabrini.


Santo Artêmides Zatti.


By Gabriel Sozzi - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36519860

"Prostra-se aos pés de Cristo (cf. Lc 17, 16), isto é, faz um gesto de adoração, reconhecendo que Jesus é o Senhor e que é mais importante do que a cura recebida.
E esta, irmãos e irmãs, é uma grande lição também para nós, que todos os dias beneficiamos dos dons de Deus, mas frequentemente prosseguimos pela nossa estrada esquecendo-nos de cultivar uma relação viva, real com Ele. Trata-se duma grave doença espiritual: dar tudo como garantido, inclusive a fé, mesmo a nossa relação com Deus, a ponto de nos tornarmos cristãos que deixaram de saber maravilhar-se, já não sabem dizer 'obrigado', não se mostram agradecidos, não sabem ver as maravilhas do Senhor."
(Papa Francisco)


"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus."
(1 Cor 10,31)

"Queres saber como agradecer ao Senhor o que fez por nós?... Com amor! Não há outro caminho.
Amor com amor se paga. Mas a certeza do carinho, é o sacrifício que a dá. Portanto, ânimo! Nega-te e toma a sua Cruz. Então terás a certeza de Lhe devolver amor por Amor."
(São Josemaria Escrivá)


"A caridade com o próximo é uma manifestação de amor a Deus. Por isso, não podemos estabelecer limite algum ao nosso esforço por melhorar nessa virtude. Com o Senhor, a única medida é amar sem medida. Por um lado, porque nunca chegaremos a agradecer bastante o que Ele fez por nós; por outro, porque o próprio amor de Deus pelas suas criaturas se revela assim: com excesso, sem cálculo, sem fronteiras."
(São Josemaria Escrivá)



By Paval Hadzinski Catholic Belarus Photo - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=101960832

Nenhum comentário:

Postar um comentário